O vigente trabalho destaca a relevância da doação de medula óssea, um tema essencial, pois esse ato pode ser decisivo para salvar vidas. O transplante é benéfico no tratamento de várias doenças do sistema imunológico e condições ligadas ao sangue, impactando significativamente os sistemas do corpo. O processo terapêutico consiste na anulação do tecido hematopoiético e imunológico do paciente por meio de tratamentos com substâncias químicas ou radiação.A questão foi processada para estabelecer que os fatores que afetam o transplante de medula óssea no Brasil foram destacados e explorados, não apenas como uma intervenção que salva vidas, mas como uma forma de promover a saúde comunitária. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem quantitativa, a partir de artigos científicos eleitos do google acadêmico, por meio deste critério de busca, obteve-se 16 artigos e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, somente 3 estudos foram nomeados para compor a amostra final. Descritores: Transplante de Medula Óssea; Células da Medula Óssea; Purging da Medula Óssea. Resultados e Discussões: As bases de dados coletadas serão desenvolvidas para facilitar a visualização dos resultados e atender aos objetivos da pesquisa. Dos artigos selecionados evidenciaram a presença da temática no segmento: A escassez de informações sobre o processo de doação de medula óssea e os diversos benefícios que podem advir do transplante cria obstáculos que prejudicam a disposição dos potenciais doadores. Essa falta de entendimento transforma uma atitude de altruísmo em receio, impedindo que muitos se tornem herois invisíveis na luta pela vida de outros. Outros elementos que influenciam naturalmente a quantidade de doadores abarcam uma diversidade de fatores, como a educação, a psicologia, as tradições culturais, as especificidades étnicas e os desafios logísticos que viram protagonistas nessa narrativa. Conclusão: A falta de comunicação pode gerar dúvidas significativas, o que pode até desencorajar possíveis doadores, tornando o medo mais forte do que o desejo de ajudar a salvar uma vida. É fundamental reconhecer a importância do enfermeiro como um elo vital na jornada do transplante, onde sua atuação transcende a simples assistência. Este profissional se transforma em um verdadeiro agente de esperança, mobilizando doadores e oferecendo um cuidado dedicado e empático aos pacientes.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Congresso Interdisciplinar em Práticas de Enfermagem, um espaço dedicado à troca de saberes, experiências e construção coletiva de conhecimento entre profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores da área da saúde, com ênfase especial na Enfermagem.
Este congresso surge da iniciativa das Ligas Acadêmicas do curso de Enfermagem, com o apoio institucional do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e a colaboração de docentes engajados com o fortalecimento da prática interdisciplinar e da formação crítica e humanizada dos futuros profissionais da área da saúde. Com o tema central "Práticas de Enfermagem: Saberes e Experiências que Transformam", o evento propôs um diálogo aberto sobre os desafios contemporâneos do cuidado, da educação em saúde e das políticas públicas que impactam o exercício da Enfermagem.
A publicação destes Anais representa não apenas o registro das atividades desenvolvidas, mas também a valorização da produção acadêmica e do protagonismo estudantil. Cada trabalho aqui apresentado reflete o compromisso com a ciência, com a prática qualificada e com a construção de uma Enfermagem que atua de forma crítica, técnica e ética, promovendo o cuidado centrado nas pessoas e nas comunidades.
Agradecemos a todos e todas que contribuíram para a realização deste evento e esperamos que estas páginas inspirem novas reflexões, estudos e práticas transformadoras no campo da Enfermagem e da saúde.
Denisy Dantas Melquiades Azevedo (PRESIDENTA)
Fernanda da Silva Guedes
Gabriel Leitão de Almeida Araújo
COMISSÃO ORGANIZADORA
Anny Gabrielly Brilhante Martins
Artur Amorim de Medeiros
Ayane Aiara Lauriano de Caldas
Bárbara Dalila dos Santos Teixeira
Brenna Kalyne da Conceição Ferreira
Emmilly da Silva Ferreira
Flávia Maria Medeiros de Azevedo
Gisélly Emanoely Lócio de Sousa
Heloiza Remígio Nascimento
Iza Maria Araújo Lira
Izabel Nina Tavares Bisneta
Jade Costa de Freitas
Jennifer Lorrany Pereira Barbosa
João Batista de Araújo Neto
João Pedro de Sousa Andrade
Júlia Mateus Lima Araujo
Kalyne Dantas Valéria
Kaylane Náthali Medeiros de Oliveira
Luís Pereira de Sousa Filho
Marcelo Alves Martins
Maria Fernanda Gomes dos Santos
Maria Gabriela Cordeiro Pinto Costa
Maria Vitória Vieira Soares
Nicoly Dantas Peronico Ferreira
Rany Ellen Torres de Medeiros
Raylla Duarte Arruda
Rebeca Elza Filgueira Galvão Clemente
Vitória Rodrigues Alves