ESTRATÉGIAS FARMACOLÓGICAS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES POR PRESSÃO EM PACIENTES CRÍTICOS

  • Autor
  • Alícia Vitória Dutra dos Santos
  • Co-autores
  • ISABELA EMILY LOPES DE LUCENA , Brennda Aires Costa de Sousa , Alanny Teixeira Torres Bessa , JOSE REGINALDO LEITE NETO , Claudia Morgana Soares
  • Resumo
  •  

    Segundo o National Pressure Injury Advisory Panel (NPIAP) entende-se que lesões por pressão são causadas por pressões prolongadas exercidas em uma determinada área do corpo ou várias ao mesmo tempo, que obstruem a passagem de oxigênio a pele, o que leva a morte do tecido e com isso a formação das lesões. Em particular, pacientes críticos que se encontram na unidade de terapia intensiva, visto que são pacientes que apresentam instabilidade fisiológica, imobilidade, maior tempo de permanência hospitalar e desnutrição, o que acarreta ao aparecimento ou piora das lesões.

    Para melhor compreensão das LPP precisamos entender que ela se divide em estágios e cada um deles deverá ser visto e trabalhado de maneiras privadas. Como por exemplo no estágio I a pele é integra, com área avermelhada, estágio II apresenta exposição da derme com a perda da espessura tissular, estágio III fica em evidência o tecido adiposo que neste caso apresenta perda total, estágio IV perda da espessura total, com exposição de músculos, tendões e ossos (Galleto et al., 2021).

    Vale ressaltar que a prevenção, o tratamento e a cicatrização é um processo oneroso, [GL1] cauteloso e que exige cuidados especiais em estruturas que estejam passíveis ao desenvolvimento das lesões por pressão ou que já tenham sido desenvolvidas (Almeida et al., 2019). E algumas dessas medidas usam de uma simples mudança de decúbito, uso de colchões, nutrição e hidratação adequada (Lopes; Batassini; Beghetto., 2021). Alguns fármacos são recomendados para utilização tais como: coberturas primárias, cremes, pomadas e géis, tal como o Cloreto de Dialquil Carbamoil (DACC) que auxiliam na absorção da umidade e com isso promover a cicatrização ou mesmo a prevenção do aparecimento das lesões (Freitas et al., 2021; Romain et al., 2020; Totty et al., 2019). No entanto, devem ser usados de acordo com a evolução da lesão, aspectos e qual o melhor método indicado para cada estágio da lesão que o paciente apresenta já que se exige uma particularidade a ser observada e compreendida (Masson., 2023). Exige também profissionais qualificados de enfermagem e com um olhar voltado a verificar diariamente o leito da lesão e com isso seguir com um tratamento adequado e eficaz.(Manganelli, et al., 2019). Portanto, este presente estudo propõe identificar as medidas de prevenção e tratamento com uso da farmacologia e cuidados básicos como instrumento de prevenção e cicatrização.

     

     

  • Palavras-chave
  • Lesão por pressão, Fármacos em enfermagem, cuidados de enfermagem.
  • Área Temática
  • Pacientes em cuidados críticos
Voltar Download

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Congresso Interdisciplinar em Práticas de Enfermagem, um espaço dedicado à troca de saberes, experiências e construção coletiva de conhecimento entre profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores da área da saúde, com ênfase especial na Enfermagem.

Este congresso surge da iniciativa das Ligas Acadêmicas do curso de Enfermagem, com o apoio institucional do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e a colaboração de docentes engajados com o fortalecimento da prática interdisciplinar e da formação crítica e humanizada dos futuros profissionais da área da saúde. Com o tema central "Práticas de Enfermagem: Saberes e Experiências que Transformam", o evento propôs um diálogo aberto sobre os desafios contemporâneos do cuidado, da educação em saúde e das políticas públicas que impactam o exercício da Enfermagem.

A publicação destes Anais representa não apenas o registro das atividades desenvolvidas, mas também a valorização da produção acadêmica e do protagonismo estudantil. Cada trabalho aqui apresentado reflete o compromisso com a ciência, com a prática qualificada e com a construção de uma Enfermagem que atua de forma crítica, técnica e ética, promovendo o cuidado centrado nas pessoas e nas comunidades.

Agradecemos a todos e todas que contribuíram para a realização deste evento e esperamos que estas páginas inspirem novas reflexões, estudos e práticas transformadoras no campo da Enfermagem e da saúde.

  • Pacientes em cuidados críticos
  • Fundamentos de enfermagem
  • Cuidados com a criança e ao adolescente

COMISSÃO GERAL

Denisy Dantas Melquiades Azevedo (PRESIDENTA)

Fernanda da Silva Guedes

Gabriel Leitão de Almeida Araújo


COMISSÃO ORGANIZADORA

Anny Gabrielly Brilhante Martins

Artur Amorim de Medeiros

Ayane Aiara Lauriano de Caldas

Bárbara Dalila dos Santos Teixeira

Brenna Kalyne da Conceição Ferreira

Emmilly da Silva Ferreira

Flávia Maria Medeiros de Azevedo

Gisélly Emanoely Lócio de Sousa

Heloiza Remígio Nascimento

Iza Maria Araújo Lira

Izabel Nina Tavares Bisneta

Jade Costa de Freitas

Jennifer Lorrany Pereira Barbosa

João Batista de Araújo Neto

João Pedro de Sousa Andrade

Júlia Mateus Lima Araujo

Kalyne Dantas Valéria

Kaylane Náthali Medeiros de Oliveira

Luís Pereira de Sousa Filho

Marcelo Alves Martins

Maria Fernanda Gomes dos Santos

Maria Gabriela Cordeiro Pinto Costa

Maria Vitória Vieira Soares

Nicoly Dantas Peronico Ferreira

Rany Ellen Torres de Medeiros

Raylla Duarte Arruda

Rebeca Elza Filgueira Galvão Clemente

Vitória Rodrigues Alves