Indrodução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é uma das condições mais estudadas em crianças em idade escolar, sendo um distúrbio neurológico de origem genética que surge na infância e frequentemente persiste ao longo da vida. Caracteriza-se por três principais sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Seus sinais geralmente aparecem antes dos sete anos, especialmente em meninos, e são mais percebidos quando a criança começa a frequentar a escola, onde suas dificuldades em comparação com os colegas são notadas com mais clareza. O diagnóstico costuma ocorrer na fase escolar, quando a interação em um ambiente novo pode evidenciar dificuldades comportamentais. O papel dos profissionais de enfermagem é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças, ajudando a prevenir possíveis complicações futuras relacionadas à condição. O atendimento envolve diferentes abordagens, como a moral, ao fornecer orientações; a profissional de saúde, ao realizar procedimentos terapêuticos; e a social, ao promover a reintegração da criança à sociedade. O estudo busca explorar como os cuidados de enfermagem são oferecidos a crianças e adolescentes com TDAH. Método: Para este estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando uma síntese abrangente que possibilitasse uma compreensão aprofundada do fenômeno. Isso permite reunir informações sobre um tema fundamental para práticas futuras em saúde, baseadas em pesquisas robustas. Dessa forma, a questão norteadora foi: “Como se da os cuidados de enfermagem para crianças e adolescentes com transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)?” Para respondê-la, foi realizada uma pesquisa nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e National Library of Medicine (PubMed), no mês de Junho à Julho de 2024, utilizando sempre o operador booleano AND para o cruzamento dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Cuidados de enfermagem”, “Crianças e adolescentes” e “transtorno do deficit de atenção com hiperatividade”. Os critérios de inclusão foram artigos completos e acessíveis, em português ou inglês. Os critérios de exclusão artigos que não abordassem o tema central ou que não respondessem à pergunta, além de artigos duplicados em mais de uma base de dados. Resultado e discussão: O diagnóstico de TDAH exige uma anamnese cuidadosa, o uso de escalas padronizadas e a consideração do comportamento do paciente, bem como relatos de informantes. Enfermeiros devem apoiar os portadores dessa condição e suas famílias, ajudando-os a alcançar metas em casa e na escola. A avaliação de crianças com suspeita de TDAH envolve uma história clínica detalhada, entrevistas com a criança e seus pais, além de informações sobre o desempenho escolar fornecidas por professores. A equipe de enfermagem e multidisciplinar deve auxiliar a criança a adotar métodos para resolver problemas de relacionamento e comportamento, promovendo atitudes positivas e a formação de amizades, essenciais para a saúde mental. A política de saúde no Brasil recomenda práticas de saúde mental focadas na integralidade do sujeito, com atenção às suas necessidades sociais, evitando a psiquiatrização excessiva. A atenção básica é a principal porta de entrada do sistema de saúde, promovendo o engajamento ativo do paciente. Os profissionais de enfermagem devem aplicar evidências validadas, oferecer educação continuada e apoiar tanto o paciente quanto a família. O enfermeiro, como membro da equipe multidisciplinar, atua na avaliação, diagnóstico, planejamento e implementação de cuidados, utilizando feedback contínuo para melhorar o tratamento. O papel terapêutico do enfermeiro é ajudar o paciente a se desenvolver pessoalmente e sentir-se parte de uma comunidade, promovendo o bem-estar e a inclusão social, o que é crucial para pessoas com TDAH. Conclusão: Os cuidados de enfermagem para crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são essenciais para promover o desenvolvimento integral desses jovens. A abordagem deve ser multidisciplinar, envolvendo a equipe de saúde, a família e a escola, garantindo um suporte abrangente e personalizado. Enfermeiros têm um papel central na identificação precoce dos sintomas, na educação sobre o transtorno e na orientação de estratégias de manejo comportamental. É fundamental que os profissionais utilizem métodos baseados em evidências, promovam a autonomia da criança e estimulem seu protagonismo no tratamento e na construção de relacionamentos saudáveis. Assim, os cuidados de enfermagem devem adotar uma visão holística, focando não apenas no tratamento dos sintomas, mas também no desenvolvimento emocional e social, assegurando uma inserção positiva na sociedade.
AUTORES:
Kallynne Brycia Araújo Leite
Cinthya Mikaelle Pereira de Medeiros
Sibelly Vitória Pereira da Silva
Fernanda Gonçalves da Conceição Medeiros
Rafaella Graziele da Costa Silva
Bianca Maria de Oliveira Vieira
Cristina Costa Melquíades Barreto
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Congresso Interdisciplinar em Práticas de Enfermagem, um espaço dedicado à troca de saberes, experiências e construção coletiva de conhecimento entre profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores da área da saúde, com ênfase especial na Enfermagem.
Este congresso surge da iniciativa das Ligas Acadêmicas do curso de Enfermagem, com o apoio institucional do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e a colaboração de docentes engajados com o fortalecimento da prática interdisciplinar e da formação crítica e humanizada dos futuros profissionais da área da saúde. Com o tema central "Práticas de Enfermagem: Saberes e Experiências que Transformam", o evento propôs um diálogo aberto sobre os desafios contemporâneos do cuidado, da educação em saúde e das políticas públicas que impactam o exercício da Enfermagem.
A publicação destes Anais representa não apenas o registro das atividades desenvolvidas, mas também a valorização da produção acadêmica e do protagonismo estudantil. Cada trabalho aqui apresentado reflete o compromisso com a ciência, com a prática qualificada e com a construção de uma Enfermagem que atua de forma crítica, técnica e ética, promovendo o cuidado centrado nas pessoas e nas comunidades.
Agradecemos a todos e todas que contribuíram para a realização deste evento e esperamos que estas páginas inspirem novas reflexões, estudos e práticas transformadoras no campo da Enfermagem e da saúde.
Denisy Dantas Melquiades Azevedo (PRESIDENTA)
Fernanda da Silva Guedes
Gabriel Leitão de Almeida Araújo
COMISSÃO ORGANIZADORA
Anny Gabrielly Brilhante Martins
Artur Amorim de Medeiros
Ayane Aiara Lauriano de Caldas
Bárbara Dalila dos Santos Teixeira
Brenna Kalyne da Conceição Ferreira
Emmilly da Silva Ferreira
Flávia Maria Medeiros de Azevedo
Gisélly Emanoely Lócio de Sousa
Heloiza Remígio Nascimento
Iza Maria Araújo Lira
Izabel Nina Tavares Bisneta
Jade Costa de Freitas
Jennifer Lorrany Pereira Barbosa
João Batista de Araújo Neto
João Pedro de Sousa Andrade
Júlia Mateus Lima Araujo
Kalyne Dantas Valéria
Kaylane Náthali Medeiros de Oliveira
Luís Pereira de Sousa Filho
Marcelo Alves Martins
Maria Fernanda Gomes dos Santos
Maria Gabriela Cordeiro Pinto Costa
Maria Vitória Vieira Soares
Nicoly Dantas Peronico Ferreira
Rany Ellen Torres de Medeiros
Raylla Duarte Arruda
Rebeca Elza Filgueira Galvão Clemente
Vitória Rodrigues Alves