A doação de sangue é um ato voluntário realizado por pessoas isentas de patologias. O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto causado pela pandemia do COVID-19 nas doações de sangue, que é uma ação de extrema importância para a sociedade, sobretudo em cenários delicados como a pandemia, visto que o sangue é um componente único, impossível de ser encontrado outra maneira fitoterápica para reposição de saúde, além de ser um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida de até 4 pessoas, bem como, esse ato de generosidade ao próximo fortalece os laços comunitários e cria um ambiente de empatia e cooperação. A pandemia destacou a importância de bancos de sangue, levando a campanhas que incentivam a doação, algumas pessoas se mobilizaram para doar sangue, vendo isso como uma forma de ajudar a comunidade. Durante a pandemia, estudos relatam que houve queda nos números de doações devido ao isolamento social e medo da contaminação reduziram o número de doações, afetando a disponibilidade de sangue para tratamentos, transfusões e cirurgias. A presente revisão cumpriu as seguintes etapas: 1 - Escolha da temática a ser buscada. 2 – Elaboração da questão orientadora da pesquisa. 3 – Escolha da base de dados. 4 – Escolha dos descritores e elaboração das estratégias de busca. 5 – Elaboração de critérios de Inclusão e Exclusão. 6 – Busca na Base de dados. 7 – Análise dos dados encontrados. Para a busca e seleção das publicações, foram seguidos os critérios de inclusão: artigos que respondam a pergunta norteadora “quais os desafios e estratégias de manejo encontrados” originais completos publicados em periódicos nacionais e internacionais que versem acerca do tema. Contudo, foi-se necessário grande mobilização das politicas publicas e dos centros de coleta sanguínea para atrair novos doadores, visando manter a constância no fluxo de doações e nos estoques.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Congresso Interdisciplinar em Práticas de Enfermagem, um espaço dedicado à troca de saberes, experiências e construção coletiva de conhecimento entre profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores da área da saúde, com ênfase especial na Enfermagem.
Este congresso surge da iniciativa das Ligas Acadêmicas do curso de Enfermagem, com o apoio institucional do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e a colaboração de docentes engajados com o fortalecimento da prática interdisciplinar e da formação crítica e humanizada dos futuros profissionais da área da saúde. Com o tema central "Práticas de Enfermagem: Saberes e Experiências que Transformam", o evento propôs um diálogo aberto sobre os desafios contemporâneos do cuidado, da educação em saúde e das políticas públicas que impactam o exercício da Enfermagem.
A publicação destes Anais representa não apenas o registro das atividades desenvolvidas, mas também a valorização da produção acadêmica e do protagonismo estudantil. Cada trabalho aqui apresentado reflete o compromisso com a ciência, com a prática qualificada e com a construção de uma Enfermagem que atua de forma crítica, técnica e ética, promovendo o cuidado centrado nas pessoas e nas comunidades.
Agradecemos a todos e todas que contribuíram para a realização deste evento e esperamos que estas páginas inspirem novas reflexões, estudos e práticas transformadoras no campo da Enfermagem e da saúde.
Denisy Dantas Melquiades Azevedo (PRESIDENTA)
Fernanda da Silva Guedes
Gabriel Leitão de Almeida Araújo
COMISSÃO ORGANIZADORA
Anny Gabrielly Brilhante Martins
Artur Amorim de Medeiros
Ayane Aiara Lauriano de Caldas
Bárbara Dalila dos Santos Teixeira
Brenna Kalyne da Conceição Ferreira
Emmilly da Silva Ferreira
Flávia Maria Medeiros de Azevedo
Gisélly Emanoely Lócio de Sousa
Heloiza Remígio Nascimento
Iza Maria Araújo Lira
Izabel Nina Tavares Bisneta
Jade Costa de Freitas
Jennifer Lorrany Pereira Barbosa
João Batista de Araújo Neto
João Pedro de Sousa Andrade
Júlia Mateus Lima Araujo
Kalyne Dantas Valéria
Kaylane Náthali Medeiros de Oliveira
Luís Pereira de Sousa Filho
Marcelo Alves Martins
Maria Fernanda Gomes dos Santos
Maria Gabriela Cordeiro Pinto Costa
Maria Vitória Vieira Soares
Nicoly Dantas Peronico Ferreira
Rany Ellen Torres de Medeiros
Raylla Duarte Arruda
Rebeca Elza Filgueira Galvão Clemente
Vitória Rodrigues Alves