A VIAGEM COMO VIVÊNCIA LITERÁRIA, GEOGRÁFICA E SUBJETIVA.

  • Autor
  • Ana Paula Mendonça
  • Resumo
  • Esse artigo foi escrito como resultado final da disciplina tópicos especiais – Diálogos geoliterários na prática de pesquisa e nos processos formativos contemporâneos e também de maneira a retratar brevemente alguns aprendizados, perspectivas e desafios possibilitados a partir da tríade Geografia, Literatura e Viajem. Sendo assim, para retratarmos a respeito desse elo, utilizaremos de alguns autores como Brosseau (2007) e Chaveiro (2015) que discutem a respeito da interdependência entre Geografia e Literatura, associadas as nossas realidades e vivências; Silva (2020) e Fernandes (2009) que abordam de formas distintas a respeito da relação entre Geografia, literatura e viajem e Ofray (2009), que discorre sobre os processos da viajem e alguns sentidos e vivências interligados a esses. Os conhecimentos desses autores foram selecionados como forma de contribuir para o relato de algumas perspectivas e desafios encontrados ao longo da viagem realizada pela autora desse artigo ao Rio de Janeiro entre os anos 2022-2023 e auxiliar a mesma a ressignificar todo o processo da viagem temporária, de modo que esse também possa contribuir para as experiências e vivências de outras pessoas que podem decidir encarar essa jornada em algum momento de suas existências. E para contribuir com o diálogo dessa tríade vivenciada (Geografia, Literatura e viagem), a obra selecionada foi Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie (2014) e a pergunta que buscamos responder ao longo desse artigo é: De que maneiras a viagem (literária e individual), pode contribuir ou impactar os sujeitos que se encorajam a encara-la?

     

    Referências bibliográficas

    BROSSEAU, Marc. O Romance: outro sujeito para a Geografia In: Literatura, música e espaço. Org: Roberto Lobato Corrêa e Zeny Rosendahl. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2007.

     CHAVEIRO, Eguimar Felício, 2015. DIZIBILIDADES LITERÁRIAS: A DRAMATICIDADE DA EXISTÊNCIA NOS ESPAÇOS CONTEMPORÂNEOS. Geograficidade. Volume 05. ISSN 2238-0205, p. 40-51.

    ONFRAY, M. Teoria da Viagem: poética da geografia. Porto Alegre: L&PM. 2009.

    SOUZA NETO, Manoel Fernandes de. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2ª edição. Campina Grande; Bagagem, 2007. 

    SILVA, V. C. P. da. (2020). A Geografia serve, antes de mais nada, para organizar a viagem: real e imaginária. Revista Geografia, Literatura E Arte, 2(2), 146-172. <https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.169348>.  

    ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Americanah/ Chimamanda Ngozi Adichie; tradução Julia Romeu. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. 

  • Palavras-chave
  • Geografia, vivência literária, geoliteratura.
  • Área Temática
  • Trabalhos pedagógicos
Voltar
  • Trabalhos pedagógicos
  • Exposição Artística Virtual: Fotografia; Poesia; Música; Ilustração.

Comissão Organizadora

Yan Navarro

Comissão Científica