O mapeamento participativo é uma maneira de produzir mapas de forma coletiva e autônoma, onde os integrantes do processo conduzem, de forma conjunta, as escolhas técnicas e políticas da produção cartográfica. O processo de mapear participativamente é uma possibilidade pedagógica e metodológica tanto para a aprendizagem geográfica quanto cartográfica, vindo a ser mais uma ferramenta para a educação geográfica dos estudantes. Neste projeto, o recorte espacial foi o campus Realengo II do Colégio Pedro II e a variável mapeada as percepções dos estudantes sobre o seu espaço escolar. Onde os estudantes se sentem seguros? Onde os estudantes se sentem inseguros? Onde os estudantes passam mais tempo livre? Quais pontos do campus necessitam de melhorias? Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa foi produzir um mapa participativo do campus Realengo II, proporcionando a experiência de participação em todo processo cartográfico, da concepção até a finalização de um mapa. Além disso, buscou-se também identificar percepções de estudantes acerca do espaço escolar e cartografá-las, interpretando geograficamente os mapas e propondo melhorias para os espaços do campus. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de um questionário online (google forms) que foi aplicado pelas estudantes em, aproximadamente, 180 alunos, ou 10% do alunado do campus. A partir disso, os dados levantados foram organizados e sistematizados. As percepções dos estudantes foram apresentadas de diversas formas: mapas; tabelas; gráficos e nuvem de palavras, gerando um relatório virtual que, posteriormente, será disponibilizado para a comunidade escolar, gerando material para reflexão acerca do espaço escolar e mesmo para intervenções dentro e no entorno da escola.
Referências
AMANTE, F.; COSTA, A. J. S. O CPII e a rede de monitoramento ambiental: Integração escola-comunidade na gestão do meio ambiente urbano. Giramundo – Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 2, n. 4, p. 109-119, 2015.
QUINTANILHA, B. L.; BESER DE DEUS, L. A. Mapeamento participativo: uma análise de possibilidades para a educação geográfica. Revista Brasileira de Educação em Geografia. v. 12. n. 22. p. 05-28. 2022.
QUINTANILHA, B. L.; BESER DE DEUS, L. A. Uma virada na Cartografia: Mapeamentos Participativos e Cartografias Coletivas. In: COSTA, A. J. S. T.; TUNES, R. H. (Orgs.). Geografia do Estado do Rio de Janeiro: Estudos sobre globalização, cultura e natureza. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2022.
Comissão Organizadora
Yan Navarro
Comissão Científica