Em 2012, a Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, ganhou um grande aparelho cultural: A Escola de Mu?sica do Cole?gio Pedro II. O Cole?gio Pedro II foi implantando em Realengo em 2004, e o complexo de Realengo e? finalmente conclui?do em 2014 com a inaugurac?a?o do Teatro Bernardo de Vasconcelos.
A Escola de Mu?sica oferece a? comunidade o Ensino Me?dio Te?cnico Integrado em Instrumento Musical nas modalidades flauta, piano e viola?o, ale?m de cursos de extensa?o e a? comunidade interna tambe?m oferece projetos de ensino complementares a?s aulas de Educac?a?o Musical do Ensino Fundamental II. Esta funciona em instalac?o?es pro?prias destinadas a esta finalidade, na qual, ale?m das salas de aula coletivas e individuais, conta-se com um estu?dio de gravac?a?o, um audito?rio com 180 lugares, um piano de meia-cauda, camarins e reserva te?cnica, ale?m de um foyer amplo com sanita?rios e bombonie?re? e um amplo espac?o no qual tambe?m podem ser expostos trabalhos de arte ou acade?micos.
Tal espac?o e? diferenciado na regia?o e quebra o predomi?nio deste tipo de formac?a?o na a?rea central da cidade na qual temos a tradicional Escola de Mu?sica Villa-Lobos e o Curso Livre da Escola de Mu?sica da UFRJ e das unidades da FAETEC em Quintino e em Marechal Hermes, localizadas na Zona Norte da cidade.
Entretanto, observa-se uma subutilizac?a?o dos espac?os do Cole?gio Pedro II a servic?o da comunidade externa por razo?es diversas, mas com uma raiz comum, falta de pessoal te?cnico e docente para poder abarcar as va?rias atividades culturais e musicais possi?veis de realizar nesses espac?os, ale?m de a integrac?a?o da Escola de Mu?sica com os diversos aparelhos culturais da regia?o, tais como as lonas culturais e os teatros Armando Gonzaga em Marechal Hermes e o Arthur Azevedo em Campo Grande e os ligados ao Ecomuseu de Santa Cruz, assim como na regia?o litora?nea da Zona Oeste, a Cidade das Artes. Para ale?m de todos esses espac?os, seguindo a tradic?a?o dos “Concert Spirtuels” que surgiram na Europa em 1725 e que ja? sa?o mais que incorporados ao circuito de igrejas histo?ricas do Centro e da Zona Sul, ha?, na Zona Oeste igrejas de interesse histo?rico nos bairros de Bangu, Realengo, Santi?ssimo, Campo Grande, Pedra de Guaratiba, Guaratiba, Jacarepagua?, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Diante de tudo isso, fica a pergunta: por que na?o ha? uma intensa vida cultural e arti?stica na regia?o para ale?m da cultura popular?
Refere?ncias:
ARZAGUET, Andre?s Adria?n. El “Concert Spirituel”:¿ causa o consecuencia de la transformacio?n musical en Pari?s en el siglo XVIII?. Revista 4'33'', n. 18, 2020.
CASTRO, Claudia; LADEIRA MONTEIRO, Marcia. A Ac?a?o Educativa do Museu Villa- Lobos no contexto de mudanc?as institucionais.Revista Brasileira de Musica, v. 32, n. 1, 2019.
GROUT, Donald J; Palisca, Claude. Histo?ria da mu?sica ocidental. Lisboa: Bradiva, 2007.
SANTOS, Beatriz Boclin Marques [et al]. Memo?ria Histo?rica do Cole?gio Pedro II: 180 anos de histo?ria na educac?a?o do Brasil. Rio de Janeiro: Cole?gio Pedro II, 2018.
Nu?cleo de Estudos e Pesquisas Audiovisuais em Geografia. 10 anos do Cole?gio Pedro II Realengo. YouTube, 13 jun. 2013. Disponi?vel em <https://www.youtube.com/watch? v=cmpW8RGMCPQ>. Acesso em 20 de abril de 2023
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