POR QUE LER OS CLÁSSICOS? REFLEXÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Autor
  • Gabriel dos Santos Silva
  • Co-autores
  • Yasmin Faleiro Nunes da Silva , Nelson Diniz de Carvalho Filho , Paulo Roberto Monsores da Motta Júnior
  • Resumo
  • O artigo nasceu da sistematização das discussões realizadas por seus autores no âmbito do Programa de Iniciação à Docência da Graduação em Geografia (Licenciatura) do Colégio Pedro II - Campus Realengo II. Trata-se, mais precisamente, do resultado da nossa participação no projeto “Por que ler os clássicos?”, orientado pelos professores Nelson Diniz de Carvalho Filho e pelo coorientador Paulo Roberto Monsores da Motta Júnior. O projeto, realizado entre junho de 2022 e fevereiro de 2023,  fomentou reflexões e metodologias de aplicação de dois autores e uma autora que são fundamentais para o pensamento crítico brasileiro: Darcy Ribeiro, Josué de Castro e Lélia Gonzalez. Com base em parte de suas obras foram debatidos temas como a questão indígena, a fome, o racismo e o feminismo. A partir de nosso contato com as leituras e aprofundamento dos autores e da autora, o projeto buscou pontos centrais para ressaltar a sua pertinência durante a formação escolar, visando compreender o Brasil contemporâneo, a partir da análise socioespacial. Para melhor exposição do trabalho desenvolvido, dividimos o artigo em seis partes. Na primeira seção, buscamos uma definição para um clássico, quais os requisitos e problemáticas envolvidas. Em seguida teremos seções para cada autor escolhido neste artigo (Darcy Ribeiro, Josué de Castro e Lélia Gonzalez), assim como suas biografias e temas pertinentes em suas leituras. Por fim, será demonstrada a pertinência de se discutir tais autores, suas escritas e os temas supracitados no ensino de Geografia. Pretendemos aqui exaltar o valor da docência enquanto profissão de pesquisadoras e pesquisadores, de professoras e professores para além da sala de aula. Além de contribuir para a construção de novas formas de pensar práticas didáticas/pedagógicas baseadas em grandes nomes do pensamento social brasileiro.

    Referências

    CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1993.

    CASTRO, Josué de. Geografia da Fome. Rio de Janeiro:, 1984

    Darcy Ribeiro: 100 anos do visionário que lutou por indígenas, pela educação e fugiu de UTI para concluir livro. BBC, 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63393757.amp. Acesso em: 19 de Novembro de 2022.

    GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

    JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976

    Mais seis indígenas yanomamis morrem em Roraima por malária e desnutrição. UOL, 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/01/28/yanomamis-mortos-roraima.htm. Acesso em: 31 de Janeiro de 2023. 

    RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global Editora, 2014.

  • Palavras-chave
  • Darcy Ribeiro. Josué de Castro. Lélia Gonzalez
  • Área Temática
  • Trabalhos pedagógicos
Voltar
  • Trabalhos pedagógicos
  • Exposição Artística Virtual: Fotografia; Poesia; Música; Ilustração.

Comissão Organizadora

Yan Navarro

Comissão Científica