Os alunos do 2o ano do ensino fundamental, no ano letivo de 2022 do Cole?gio Pedro II - campus Realengo I, colaboraram com a realizac?a?o do projeto Realengo 2038, orientados pelos professores Yan Navarro e Leonardo Cruz. O projeto consiste em lanc?ar um olhar cri?tico sobre a realidade estrutural do mobilia?rio urbano de uso pu?blico, equipamentos culturais, instalac?o?es de esportes e lazer, e de vias pu?blicas de tra?nsito de pedestres e vei?culos, e enta?o imediatamente sugerir intervenc?o?es que visem melhorar tais espac?os, de forma a integra?-los melhor com as necessidades do lugar, essencialmente das pessoas, resultando em prazer, satisfac?a?o, qualidade de vida, reocupac?a?o, sensac?a?o de seguranc?a, entre outras conseque?ncias positivas. Na ac?a?o realizada com os alunos, que esta?o na faixa eta?ria de 8 a 9 anos de idade, as crianc?as foram os verdadeiros protagonistas na produc?a?o do conteu?do, uma vez que ao serem conduzidas em caminhada ate? a Prac?a Padre Miguel, em Realengo, foram observando tudo ao redor e guardando informac?o?es que pudessem ser u?teis para o trabalho. A Prac?a Padre Miguel e? margeada pela avenida de Santa Cruz, uma via importante e de grande circulac?a?o na regia?o, com alta emissa?o sonora. Os alunos foram convidados a transitarem pela prac?a, e com observac?a?o criteriosa, verbalizam algumas situac?o?es, como ause?ncia de ciclovia e de sinalizac?a?o adequada; brinquedos quebrados e em degradac?a?o; falta de pintura colorida nos espac?os e nos brinquedos infantis; Apo?s as falas e constatac?o?es do estado atual da prac?a, foram oferecidos papel e la?pis para anotac?o?es de sugesto?es de propostas de melhoria do espac?o, baseada na metodologia “No?s Propomos!”, onde os alunos sa?o os protagonistas das possi?veis intervenc?o?es no espac?o onde vivem e transitam. Com a motivac?a?o: “Como voce?s gostariam de ver esta prac?a em 2038?” as crianc?as anotaram
soluc?o?es para o que verbalizaram, e acrescentaram, para manutenc?a?o: instalac?a?o, conserto e pintura de brinquedos para todas as idades e tamanhos; grades e portas de protec?a?o, limpeza e iluminac?a?o; grama e cuidado para as a?rvores; construc?a?o: mesas e bancos; chafariz para banho; ciclovia; palco; mesas de jogos; bebedouro para animais; isolamento acu?stico: uma estrate?gia que reduza o rui?do do tra?nsito na prac?a; instalac?a?o perio?dica: pula-pula; feirinha da fazenda; banheiros; cuidados veterina?rios; Todas as propostas foram recebidas, organizadas e resultaram em uma fase do projeto Realengo 2038 que consiste em acionamento dos o?rga?os pu?blicos para verificar viabilizac?a?o e possibilidade efetivac?a?o das intervenc?o?es.
Refere?ncias
ALBARDI?A, Maria Teresa Santos. Protagonismo infantil na Ame?rica Latina: metodologias participativas na vida das crianc?as das classes populares. 2019. Tese de Doutorado. Universidade de Sa?o Paulo.
CLAUDINO, SE?RGIO. Construir uma escola cidada? por meio do projeto No?s Propomos!: Um desafio no espac?o Iberoamericano. Sobre Tudo, v. 10, n. 2, p. 35-35, 2019.
NAVARRO, Yan; MONTEIRO, Camille Pacheco Prata; DA SILVA, Cristine Rodrigues de Almeida. A criac?a?o de uma rota turi?stica pedago?gica no bairro de Realengo-RJ aplicando a metodologia do projeto “No?s Propomos!”. Giramundo: Revista de Geografia do Cole?gio Pedro II, v. 6, n. 11, p. 143-150, 2020.
NEPAG NEPAG. Projeto “Realengo 2038”. YouTube, 1 de setembro de 2022. Disponi?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=5zfeDOzAA2w
Comissão Organizadora
Yan Navarro
Comissão Científica