DIREITO À EDUCAÇÃO: IA ALIADA NA GARANTIA DO ACESSO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS NEURODIVERGENTES

  • Autor
  • Kesia Ellen dos Santos Alves
  • Co-autores
  • SAYONARA APARECIDA SAUKOSKI
  • Resumo
  • A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação asseguram, a todas as crianças e adolescentes, o direito à educação, incluindo aqueles com necessidades educacionais específicas, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Essa condição neurobiológica interfere no controle de impulsos e na atenção, o que causa, muitas vezes, resultados negativos para o aluno e exige estratégias pedagógicas diferenciadas para garantir sua aprendizagem. A pesquisa bibliográfica e qualitativa utilizada neste trabalho aborda a inclusão escolar e a neurodiversidade, destacando a Inteligência Artificial (IA) como ferramenta capaz de personalizar o ensino e atender às necessidades individuais de estudantes com tais condições. O presente estudo tem como objetivo analisar a IA como aliada à garantia do acesso à educação, evidenciando a importância de políticas e práticas pedagógicas que integrem tecnologia e ética, de maneira a assegurar o pleno direito à educação dos estudantes com TDAH.

  • Palavras-chave
  • Inteligência Artificial, Educação Inclusiva, TDAH, Direito à Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Direito
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Anais 2º SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - CCHSA - UNICESUMAR PG

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