Introdução - A candidíase vulvovaginal é uma infecção fúngica causada por leveduras do gênero Candida. O perfil recorrente da doença é caracterizado pelo aparecimento de pelo menos quatro episódios no período de doze meses, sendo o estudo acerca do funcionamento da resposta imunológica do hospedeiro fundamental para a compreensão desta recorrência. Objetivo - Analisar a associação da resposta imune com o desenvolvimento da candidíase de repetição em pacientes ginecológicos em idade reprodutiva. Métodos - A amostra da pesquisa foi constituída de 11 mulheres em atendimento ginecológico gratuito na clínica do Cesmac, por 3 meses. Estas foram submetidas a um questionário aprovado pelo CEP, abordando aspectos clínicos que possam influenciar na variação do sistema imunológico. Continuamente, foram realizadas as coletas de swab vaginal, seguido da análise das amostras no setor de microbiologia do Laboratório Escola de Análises Clínicas do Cesmac. Resultados - Dentre as entrevistadas, 90,90% apresentam-se em fase reprodutiva. Todas possuíram resultados negativados para cândida, sendo que, dentre elas, 36,36% realizaram tratamento prévio para candidíase. Desta forma, foram analisados fatores que podem influenciar na imunidade, como gestação prévia (63,63%) e uso de anticoncepcional (9,09%). Identificou-se outros sinais e sintomas, como corrimento vaginal (63,63%), variando de esbranquiçado a amarelo; dispareunia (45,45%); e prurido vaginal (27,27%). Vale salientar que, dentre as que possuíram gestação prévia, 85,71% apresentaram um ou mais dos sintomas relatados. Conclusão - A variação do sistema imunológico influencia diretamente na regulação da homeostase do organismos, ocasionando disfunções ginecológicas, como corrimentos vaginais, mesmo em pacientes sem positividade para candidíase.
Os cursos de Medicina e Enfermagem e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (PROEX-UNCISAL) realizaram o seu II Congresso Alagoano de Epidemiologia e Saúde Coletiva.
O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro de 2020, no formato síncrono, on-line, em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus. O Congresso, em sua programação, abordou a Emergência em Saúde Pública de importância internacional causada pelo Sars-CoV-2 e outros temas de interesse para a Saúde Coletiva e Epidemiologia.
O evento contou com a participação de profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS que trabalham com as temáticas Epidemiologia e Saúde Coletiva.
Nessa edição contamos com 150 participantes, entre profissionais-palestrantes, membros da Comissão Organizadora, ouvintes, autores de trabalhos e apoiadores. Tivemos uma programação científica extremamente rica de atividades, com apresentação de palestras, apresentação de pôsteres eletrônicos e trabalhos na modalidade comunicação oral.
A presença de todos foi de fundamental importância, para que pudéssemos alcançar os objetivos e ter uma incrível experiência profissional e pessoal.
Agradecemos aos participantes, autores de trabalhos, palestrantes, organizadores, apoiadores e monitores do evento, sem os quais não teria sido viável a realização de mais essa edição.
Comissão Organizadora do II CAESC
Comissão Organizadora
II Congresso Alagoano de Epidemiologia
Comissão Científica, Palestrantes e Pareceristas
ADAENE ALVES MACHADO DE MOURA
ALEXANDRE OTÍLIO PINTO JÚNIOR
ALMIRA ALVES DOS SANTOS
BRENDA ALICE ANDRADE VIDIGAL
BRENER SANTOS SILVA
CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR
DIEGO MOURA TANAJURA
ERIVALDO SANTOS DE LIMA
GILVANA MARIA VIEIRA XAVIER
ISAÍAS VICENTE SANTOS
JACKSON PINTO SILVA
JAILTON ROCHA MISAEL
JOHN VICTOR DOS SANTOS SILVA
LUCAS KAYZAN BARBOSA DA SILVA
MARIA GABRIELA BERNARDI FRANZINI
MARIANA CRISTINA FERRAZ DA SILVA
PATRÍCIA DE CÁSSIA RUELA PALMIÈRI
PAULO JOSÉ MEDEIROS DE SOUZA COSTA
RENATA GOMES PIMENTEL
TAMYS DURAN
THIAGO JOSÉ MATOS ROCHA
THYARA MAIA BRANDÃO
VIVIAN MAYARA DA SILVA BARBOSA
2ª edição do Congresso - CAESC 2012. Anais disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1b38wFlAVXsJg_PJn14K0xkfPsQj2Mmd1
1ª edição do Congresso - CAESC 2019. Anais disponíveis em: https://doity.com.br/caesc/blog/anais