CAUSAS DA DEFICIÊNCIA VACINAL DO SARAMPO E SEU RESSURGIMENTO NO BRASIL

  • Autor
  • Karla Karoline de Araújo Vilela Borges
  • Co-autores
  • Pedro Henrique Viana Teixeira da Rocha , Marcílio Otávio Brandão Peixoto
  • Resumo
  • Erradicado em 2016, o Sarampo ressurgiu como problemática sanitária no Brasil. Essa doença, provocada por vírus RNA pertencente à família paramyxorividae, possui alta transmissibilidade e, por isso, foi alvo de campanhas de controle promovidas pelo Ministério da Saúde (MS) desde 1992. Contudo, a ocorrência de surtos, no final de 2018, configura-se como evidência do descontrole quanto à disseminação dessa enfermidade no país. Nesse contexto, objetivou-se relatar as diversas circunstâncias que fomentaram a insuficiência da cobertura vacinal do Sarampo e sua consequente reincidência. Para tanto, realizou-se revisão da literatura por meio de pesquisas nas bases de dados SciELO e MEDLINE (via Pubmed), empregando os descritores: Sarampo e vacina vinculados ao operador lógico booleano AND. Dessa forma, os trabalhos escolhidos, publicados entre 1997 e 2020, nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola, enquadraram-se nos parâmetros: artigos e/ou editoriais que correlacionavam a (re)emergência do Sarampo à imunização incompleta - assim como os fatores associados - e ao poder imunogênico da vacina.  Os trabalhos foram selecionados a partir da leitura dos títulos, resumos e artigos em sua totalidade. Destarte, observou-se que a ausência total (primeira e segunda doses) ou parcial (apenas a segunda dose) da imunização interferiu de maneira significativa na reinserção da patologia. Nesse cenário, o enfraquecimento das Campanhas de Vacinação contra o Sarampo e a difusão do movimento antivacina através das redes sociais caracterizaram-se como causas para irregularidade no calendário de imunização infantil, culminando numa adesão abaixo do recomendado (>95%) pela Organização Mundial de Saúde.

  • Palavras-chave
  • Sarampo, vacina, Saúde Coletiva
  • Área Temática
  • EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA
Voltar

Os cursos de Medicina e Enfermagem e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (PROEX-UNCISAL) realizaram o seu II Congresso Alagoano de Epidemiologia e Saúde Coletiva.

O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro de 2020, no formato síncrono, on-line, em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus. O Congresso, em sua programação, abordou a Emergência em Saúde Pública de importância internacional causada pelo Sars-CoV-2 e outros temas de interesse para a Saúde Coletiva e Epidemiologia.

O evento contou com a participação de profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS que trabalham com as temáticas Epidemiologia e Saúde Coletiva.

Nessa edição contamos com 150 participantes, entre profissionais-palestrantes, membros da Comissão Organizadora, ouvintes, autores de trabalhos e apoiadores. Tivemos uma programação científica extremamente rica de atividades, com apresentação de palestras, apresentação de pôsteres eletrônicos e trabalhos na modalidade comunicação oral.

A presença de todos foi de fundamental importância, para que pudéssemos alcançar os objetivos e ter uma incrível experiência profissional e pessoal.

Agradecemos aos participantes, autores de trabalhos, palestrantes, organizadores, apoiadores e monitores do evento, sem os quais não teria sido viável a realização de mais essa edição.

 

 

Comissão Organizadora do II CAESC

Comissão Organizadora

II Congresso Alagoano de Epidemiologia

Comissão Científica, Palestrantes e Pareceristas 

ADAENE ALVES MACHADO DE MOURA
ALEXANDRE OTÍLIO PINTO JÚNIOR
ALMIRA ALVES DOS SANTOS
BRENDA ALICE ANDRADE VIDIGAL
BRENER SANTOS SILVA
CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR
DIEGO MOURA TANAJURA
ERIVALDO SANTOS DE LIMA
GILVANA MARIA VIEIRA XAVIER
ISAÍAS VICENTE SANTOS
JACKSON PINTO SILVA
JAILTON ROCHA MISAEL
JOHN VICTOR DOS SANTOS SILVA
LUCAS KAYZAN BARBOSA DA SILVA
MARIA GABRIELA BERNARDI FRANZINI
MARIANA CRISTINA FERRAZ DA SILVA
PATRÍCIA DE CÁSSIA RUELA PALMIÈRI
PAULO JOSÉ MEDEIROS DE SOUZA COSTA
RENATA GOMES PIMENTEL
TAMYS DURAN
THIAGO JOSÉ MATOS ROCHA
THYARA MAIA BRANDÃO
VIVIAN MAYARA DA SILVA BARBOSA

 

 

2ª edição do Congresso - CAESC 2012. Anais disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1b38wFlAVXsJg_PJn14K0xkfPsQj2Mmd1

1ª edição do Congresso - CAESC 2019. Anais disponíveis em: https://doity.com.br/caesc/blog/anais