Objetivo: Discernir os principais avanços dos serviços de saúde e políticas de saúde no Brasil. Metodologia: O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica apoiado em pesquisas em banco de dados científicos como Scielo, em livros, periódicos, artigos monográficos, onde foram selecionadas produções publicadas a partir de 2004 ao ano de 2019. A partir da busca foram considerados os livros e artigos encontrados nos períodos, e publicações em português e inglês, sendo excluídos apenas aqueles duplicados. Resultados: Os principais achados do estudo foram: o lançamento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, em 2004, no qual também reflete o protagonismo da saúde, que, entretanto, passou a ser reconhecido de forma mais sistemática a partir de 2007. Em decorrência, o Programa Mais Saúde, o “PAC da Saúde”, lançado em 2007, define o Complexo Industrial da Saúde como um dos eixos estratégicos para a política de saúde. Entretanto, os números anuais da produção de serviços de saúde são impressionantes: 12 milhões de internações hospitalares, mais de 1 bilhão de procedimentos em atenção primária à saúde, 150 milhões de consultas médicas, 2 milhões de partos, 300 milhões de exames laboratoriais, 140 milhões de doses de vacina, mais de 15 mil transplantes de órgãos, entre outros. Conclusão: Dessa forma, conclui-se que as políticas e ações em saúde apresentam benefícios que extrapolam a especificidade do setor – a de proporcionar o bem-estar da população e contribuir com os determinantes de saúde, a exemplo de seu impacto na geração de emprego, renda e de inovação. A saúde tem sua importância para a seguridade social como fator básico de cidadania. É parte inerente e estratégica da dimensão social do desenvolvimento, sobretudo devido ao seu peso na economia e à sua posição de liderança em investimentos de pesquisa e desenvolvimento.
Os cursos de Medicina e Enfermagem e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (PROEX-UNCISAL) realizaram o seu II Congresso Alagoano de Epidemiologia e Saúde Coletiva.
O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro de 2020, no formato síncrono, on-line, em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus. O Congresso, em sua programação, abordou a Emergência em Saúde Pública de importância internacional causada pelo Sars-CoV-2 e outros temas de interesse para a Saúde Coletiva e Epidemiologia.
O evento contou com a participação de profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS que trabalham com as temáticas Epidemiologia e Saúde Coletiva.
Nessa edição contamos com 150 participantes, entre profissionais-palestrantes, membros da Comissão Organizadora, ouvintes, autores de trabalhos e apoiadores. Tivemos uma programação científica extremamente rica de atividades, com apresentação de palestras, apresentação de pôsteres eletrônicos e trabalhos na modalidade comunicação oral.
A presença de todos foi de fundamental importância, para que pudéssemos alcançar os objetivos e ter uma incrível experiência profissional e pessoal.
Agradecemos aos participantes, autores de trabalhos, palestrantes, organizadores, apoiadores e monitores do evento, sem os quais não teria sido viável a realização de mais essa edição.
Comissão Organizadora do II CAESC
Comissão Organizadora
II Congresso Alagoano de Epidemiologia
Comissão Científica, Palestrantes e Pareceristas
ADAENE ALVES MACHADO DE MOURA
ALEXANDRE OTÍLIO PINTO JÚNIOR
ALMIRA ALVES DOS SANTOS
BRENDA ALICE ANDRADE VIDIGAL
BRENER SANTOS SILVA
CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR
DIEGO MOURA TANAJURA
ERIVALDO SANTOS DE LIMA
GILVANA MARIA VIEIRA XAVIER
ISAÍAS VICENTE SANTOS
JACKSON PINTO SILVA
JAILTON ROCHA MISAEL
JOHN VICTOR DOS SANTOS SILVA
LUCAS KAYZAN BARBOSA DA SILVA
MARIA GABRIELA BERNARDI FRANZINI
MARIANA CRISTINA FERRAZ DA SILVA
PATRÍCIA DE CÁSSIA RUELA PALMIÈRI
PAULO JOSÉ MEDEIROS DE SOUZA COSTA
RENATA GOMES PIMENTEL
TAMYS DURAN
THIAGO JOSÉ MATOS ROCHA
THYARA MAIA BRANDÃO
VIVIAN MAYARA DA SILVA BARBOSA
2ª edição do Congresso - CAESC 2012. Anais disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1b38wFlAVXsJg_PJn14K0xkfPsQj2Mmd1
1ª edição do Congresso - CAESC 2019. Anais disponíveis em: https://doity.com.br/caesc/blog/anais