INTRODUÇÃO:A prevalência de parasitoses em crianças é muito comum devido aos hábitos higiênicos inadequados e a imunidade ainda em desenvolvimento. Tendo grande relação com o fator socioeconômico, saneamento básico precário, estado nutricional da criança e falta de educação sanitária, as infecções por hospedeiros intestinais ainda tem alta mortalidade no Brasil. Dessa forma, causam baixo rendimento escolar, déficit no desenvolvimento físico e intelectual, afetando assim o comportamento dos alunos.OBJETIVOS:Demonstrar, através de revisões sistemáticas, a influência no rendimento escolar das crianças por doenças causadas por parasitas.METODOLOGIA:Trata-se de um estudo exploratório realizado através de pesquisa bibliográfica em bases de dados Scielo, LILACS e PubMed com fundamentação em 15 artigos dos últimos cinco anos, sobre o baixo desempenho escolar em crianças com parasitoses intestinais.RESULTADOS:A ocorrência de enteroparasitoses varia com a idade e com a localização da escola, sua prevalência em crianças de duas escolas públicas na área urbana está em torno de 59,25% enquanto que na área rural esse valor sobe para 65,75%, sendo evidenciados os seguintes parasitos: Ascaris lumbricoides (11,54%), Giardia lamblia (11,54%), Blastocystis hominis (7,69%) e Entamoeba coli (7,69%), esse problema quando não tratado precocemente pode prejudicar o desempenho de atividades físicas e intelectuais das crianças. Os parasitos G. lamblia e A. lumbricoides têm maior transmissão em lugares onde há aglomerado de pessoas, este fato pode explicar a maior ocorrência de casos positivos na escola estadual, que tem em média de alunos acima de 20 por sala de aula.CONCLUSÃO:Fica evidenciada a existência da relação direta entre um menor rendimento escolar e a presença de parasitoses em crianças, que tem seu desenvolvimento físico e cognitivo comprometido, gerando altas taxas de evasão e fracasso escolar. Faz-se necessária a mudança desse quadro, através de uma educação que priorize o aluno como um todo, incluindo educação sanitária adequada.
Os cursos de Medicina e Enfermagem e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (PROEX-UNCISAL) realizaram o seu II Congresso Alagoano de Epidemiologia e Saúde Coletiva.
O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro de 2020, no formato síncrono, on-line, em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus. O Congresso, em sua programação, abordou a Emergência em Saúde Pública de importância internacional causada pelo Sars-CoV-2 e outros temas de interesse para a Saúde Coletiva e Epidemiologia.
O evento contou com a participação de profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS que trabalham com as temáticas Epidemiologia e Saúde Coletiva.
Nessa edição contamos com 150 participantes, entre profissionais-palestrantes, membros da Comissão Organizadora, ouvintes, autores de trabalhos e apoiadores. Tivemos uma programação científica extremamente rica de atividades, com apresentação de palestras, apresentação de pôsteres eletrônicos e trabalhos na modalidade comunicação oral.
A presença de todos foi de fundamental importância, para que pudéssemos alcançar os objetivos e ter uma incrível experiência profissional e pessoal.
Agradecemos aos participantes, autores de trabalhos, palestrantes, organizadores, apoiadores e monitores do evento, sem os quais não teria sido viável a realização de mais essa edição.
Comissão Organizadora do II CAESC
Comissão Organizadora
II Congresso Alagoano de Epidemiologia
Comissão Científica, Palestrantes e Pareceristas
ADAENE ALVES MACHADO DE MOURA
ALEXANDRE OTÍLIO PINTO JÚNIOR
ALMIRA ALVES DOS SANTOS
BRENDA ALICE ANDRADE VIDIGAL
BRENER SANTOS SILVA
CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR
DIEGO MOURA TANAJURA
ERIVALDO SANTOS DE LIMA
GILVANA MARIA VIEIRA XAVIER
ISAÍAS VICENTE SANTOS
JACKSON PINTO SILVA
JAILTON ROCHA MISAEL
JOHN VICTOR DOS SANTOS SILVA
LUCAS KAYZAN BARBOSA DA SILVA
MARIA GABRIELA BERNARDI FRANZINI
MARIANA CRISTINA FERRAZ DA SILVA
PATRÍCIA DE CÁSSIA RUELA PALMIÈRI
PAULO JOSÉ MEDEIROS DE SOUZA COSTA
RENATA GOMES PIMENTEL
TAMYS DURAN
THIAGO JOSÉ MATOS ROCHA
THYARA MAIA BRANDÃO
VIVIAN MAYARA DA SILVA BARBOSA
2ª edição do Congresso - CAESC 2012. Anais disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1b38wFlAVXsJg_PJn14K0xkfPsQj2Mmd1
1ª edição do Congresso - CAESC 2019. Anais disponíveis em: https://doity.com.br/caesc/blog/anais