PERFIL DE MORTALIDADE E DIRECIONAMENTO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE

  • Autor
  • Artur Bruno Silva Gomes
  • Co-autores
  • Joel Domingos da Silva Neto , Sabrina Furtunato de Oliveira , Tarcísio Fernando Honorio da Silva , Roseane Ferreira Rosalino Duarte, Doutoranda em Serviço Social
  • Resumo
  •  

    OBJETIVOS: Demonstrar as causas de óbitos e caracterizar ações de vigilância em saúde que reduzam a mortalidade. METODOLOGIA: Para elucidar o objeto de pesquisa, utilizou-se de série histórica do número e proporções de mortes em Maceió, abrangendo o período de 2012 a 2016. As informações usadas foram extraídas do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados pelas plataformas digitais do Governo Federal. RESULTADOS: O perfil de mortalidade de uma população é fundamentado na Política do Sistema Único de Saúde, isto porque permite traçar o caráter epidemiológico dos municípios, ao evidenciar as causas de mortalidade. Os achados demonstram que o maior índice é dado as doenças do aparelho circulatório (27,3%); seguida pelas causas externas de morbidade (15,9%); neoplasias (12,5%); patologias respiratórias (9.8%); endócrinas nutricionais-metabólicas (9,1%);  doenças do aparelho digestivo (6,6%); doenças infecciosas e parasitárias (5,4%); afecções no período perinatal (4,7%); doenças do sistema nervoso (2,2%); do aparelho geniturinário (2,0%). Como também de transtornos mentais comportamentais (1,0%); malformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas (0,9%) e doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo (0,5%). Tais questões sinalizam a melhoria dos serviços assistenciais, quanto à maior capacidade de resposta do sistema de saúde. CONCLUSÃO: Os indicadores evidenciam que as resultantes do adoecimento no município podem ser minimizadas com programas de educação em saúde, além da prioridade ao SUS por atender à atenção primária e esse setor ser de menor custo financeiro.

  • Palavras-chave
  • Ações de saúde, Mortalidade, Perfil epidemiológico, SUS
  • Área Temática
  • EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA
Voltar

Os cursos de Medicina e Enfermagem e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (PROEX-UNCISAL) realizaram o seu II Congresso Alagoano de Epidemiologia e Saúde Coletiva.

O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro de 2020, no formato síncrono, on-line, em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus. O Congresso, em sua programação, abordou a Emergência em Saúde Pública de importância internacional causada pelo Sars-CoV-2 e outros temas de interesse para a Saúde Coletiva e Epidemiologia.

O evento contou com a participação de profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS que trabalham com as temáticas Epidemiologia e Saúde Coletiva.

Nessa edição contamos com 150 participantes, entre profissionais-palestrantes, membros da Comissão Organizadora, ouvintes, autores de trabalhos e apoiadores. Tivemos uma programação científica extremamente rica de atividades, com apresentação de palestras, apresentação de pôsteres eletrônicos e trabalhos na modalidade comunicação oral.

A presença de todos foi de fundamental importância, para que pudéssemos alcançar os objetivos e ter uma incrível experiência profissional e pessoal.

Agradecemos aos participantes, autores de trabalhos, palestrantes, organizadores, apoiadores e monitores do evento, sem os quais não teria sido viável a realização de mais essa edição.

 

 

Comissão Organizadora do II CAESC

Comissão Organizadora

II Congresso Alagoano de Epidemiologia

Comissão Científica, Palestrantes e Pareceristas 

ADAENE ALVES MACHADO DE MOURA
ALEXANDRE OTÍLIO PINTO JÚNIOR
ALMIRA ALVES DOS SANTOS
BRENDA ALICE ANDRADE VIDIGAL
BRENER SANTOS SILVA
CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR
DIEGO MOURA TANAJURA
ERIVALDO SANTOS DE LIMA
GILVANA MARIA VIEIRA XAVIER
ISAÍAS VICENTE SANTOS
JACKSON PINTO SILVA
JAILTON ROCHA MISAEL
JOHN VICTOR DOS SANTOS SILVA
LUCAS KAYZAN BARBOSA DA SILVA
MARIA GABRIELA BERNARDI FRANZINI
MARIANA CRISTINA FERRAZ DA SILVA
PATRÍCIA DE CÁSSIA RUELA PALMIÈRI
PAULO JOSÉ MEDEIROS DE SOUZA COSTA
RENATA GOMES PIMENTEL
TAMYS DURAN
THIAGO JOSÉ MATOS ROCHA
THYARA MAIA BRANDÃO
VIVIAN MAYARA DA SILVA BARBOSA

 

 

2ª edição do Congresso - CAESC 2012. Anais disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1b38wFlAVXsJg_PJn14K0xkfPsQj2Mmd1

1ª edição do Congresso - CAESC 2019. Anais disponíveis em: https://doity.com.br/caesc/blog/anais