VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E TRANSVERSALIDADE COM QUESTÕES DE RAÇA E GÊNERO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Autor
  • Nathalia Bezerra de Siqueira
  • Co-autores
  • Ana Cecília Silvestre da Silva , Barbara Vitória dos Santos Torres , Fernanda Beatriz Santos Tenório , Rillary Caroline de Melo Silva
  • Resumo
  •  

    Objetivo: Analisar as produções científicas sobre a violência obstétrica a partir da transversalidade com questões de raça, gênero e classe. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a partir dos seguintes bancos de dados: MedLine, CINAHL, Web of Science, Lilacs e Scopus, com os descritores (DECS/MESH): Violência contra mulher/Violence Against Women; Obstetrícia/Obstetrics. Sendo critério de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, dos últimos 5 anos e que abordem a temática do estudo, nos idiomas português e inglês. Resultados: Foram encontrados, inicialmente, 55 artigos, dos quais 8 foram selecionados. A partir da análise dos artigos, há o destaque para alguns pontos importantes que atravessam, ainda que minimamente, o recorte proposto de raça, gênero e classe. A violência obstétrica é um tema complexo e multifacetado que ocorre na assistência à gestação, ao parto e puerpério, envolvendo maus-tratos, desrespeito, abuso, negligência e violação de direitos. Esse cenário atinge, especialmente, mulheres de baixo nível socioeconômico e pertencentes a minorias étnicas e raciais, expostas ao poder institucional e a diferentes manifestações de perda da autonomia da mulher no processo gestacional. Conclusão: De forma geral, as pesquisas sugerem estratégias de enfrentamento que incidem na necessidade de repensar a organização dos serviços públicos de saúde, não somente na gestão, como também nas equipes e nos processos de trabalho. Assim, é possível destacar a violência obstétrica como uma questão de saúde pública e que implica na urgência em pensar estratégias assistenciais transversalizadas, pois o tema ainda é invisibilizado e pouco discutido. 

  • Palavras-chave
  • Violência contra mulher, obstetrícia, transversalidade de gênero
  • Área Temática
  • EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA
Voltar

Os cursos de Medicina e Enfermagem e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (PROEX-UNCISAL) realizaram o seu II Congresso Alagoano de Epidemiologia e Saúde Coletiva.

O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro de 2020, no formato síncrono, on-line, em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus. O Congresso, em sua programação, abordou a Emergência em Saúde Pública de importância internacional causada pelo Sars-CoV-2 e outros temas de interesse para a Saúde Coletiva e Epidemiologia.

O evento contou com a participação de profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS que trabalham com as temáticas Epidemiologia e Saúde Coletiva.

Nessa edição contamos com 150 participantes, entre profissionais-palestrantes, membros da Comissão Organizadora, ouvintes, autores de trabalhos e apoiadores. Tivemos uma programação científica extremamente rica de atividades, com apresentação de palestras, apresentação de pôsteres eletrônicos e trabalhos na modalidade comunicação oral.

A presença de todos foi de fundamental importância, para que pudéssemos alcançar os objetivos e ter uma incrível experiência profissional e pessoal.

Agradecemos aos participantes, autores de trabalhos, palestrantes, organizadores, apoiadores e monitores do evento, sem os quais não teria sido viável a realização de mais essa edição.

 

 

Comissão Organizadora do II CAESC

Comissão Organizadora

II Congresso Alagoano de Epidemiologia

Comissão Científica, Palestrantes e Pareceristas 

ADAENE ALVES MACHADO DE MOURA
ALEXANDRE OTÍLIO PINTO JÚNIOR
ALMIRA ALVES DOS SANTOS
BRENDA ALICE ANDRADE VIDIGAL
BRENER SANTOS SILVA
CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR
DIEGO MOURA TANAJURA
ERIVALDO SANTOS DE LIMA
GILVANA MARIA VIEIRA XAVIER
ISAÍAS VICENTE SANTOS
JACKSON PINTO SILVA
JAILTON ROCHA MISAEL
JOHN VICTOR DOS SANTOS SILVA
LUCAS KAYZAN BARBOSA DA SILVA
MARIA GABRIELA BERNARDI FRANZINI
MARIANA CRISTINA FERRAZ DA SILVA
PATRÍCIA DE CÁSSIA RUELA PALMIÈRI
PAULO JOSÉ MEDEIROS DE SOUZA COSTA
RENATA GOMES PIMENTEL
TAMYS DURAN
THIAGO JOSÉ MATOS ROCHA
THYARA MAIA BRANDÃO
VIVIAN MAYARA DA SILVA BARBOSA

 

 

2ª edição do Congresso - CAESC 2012. Anais disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1b38wFlAVXsJg_PJn14K0xkfPsQj2Mmd1

1ª edição do Congresso - CAESC 2019. Anais disponíveis em: https://doity.com.br/caesc/blog/anais