Equity crowdfunding (ECF) é uma modalidade de investimento alternativo emergente, em todo o mundo. A partir de 2017, quando foi regulado pela CVM, tomou impulso no Brasil e, em 2021, cerca de 20 mil investidores motivaram-se a aplicar R$188,4 milhões em ofertas de participação de startups brasileiras iniciantes, promovidas por plataformas de ECF. Desta forma, esta pesquisa se propõe a investigar quais informações principais embasam a decisao de investidores de ECF no Brasil, e a importância relativa que atribuem a estas informações. Para isto, foi estruturado um experimento de análise conjunta baseada em escolhas, com usuários do site StartMeUp, primeira plataforma brasileira de ECF. A pesquisa é inédita, não somente no Brasil, e seus resultados contribuem para reduzir a falta de evidências empíricas a respeito do comportamento de um novo tipo de investidor, sobre o qual ainda pouco se conhece, e sobre como estes investidores diferem em sua abordagem de investimento, em relação a investidores profissionais, tais como BAs e VCs. Desta forma, os resultados desta pesquisa apontam que o critério de decisão mais importante para o investidor de ECF é o time empreendedor, dado pela sua experiência, a qual é 65,3% mais importante que o critério financeiro, dado pelo crescimento projetado da receita da startup, em cinco anos, e 84,2% mais importante que o critério do negócio, dado pelo grau de inovação que o produto, serviço ou modelo de negócio da startup oferece. Além disto, identificou-se que a experiência do time é 4,4 vezes mais importante do que seu tamanho, o qual apresenta uma relação em “U” invertido com a preferência do investidor. Por último, investidores se mostraram mais propensos a aplicar em startups, cujo líder do time é mulher. Consequentemente, esta pesquisa contribui, com evidências inéditas, de que a experiência do time empreendedor não somente influencia o investidor, como é possível que seja a principal causa do investimento. Adicionalmente, a pesquisa também contribui para dar embasamento causal ao argumento de que, provavelmente, devido a sua maior desvantagem informacional, investidores de ECF tendem a dar mais importância ao capital humano, do que investidores profissionais. Portanto, outra contribuição da pesquisa, foi expandir o argumento de que o critério de decisão relacionado ao time é, provavelmente, mais importante nos estágios iniciais do ciclo de vida da empresa, apresentando evidências empíricas que abarcam uma nova classe de investidores, não profissionais. Por último, a pesquisa revela evidências causais, raras na literatura, de viés de gênero em prol das mulhres empreendedoras no ECF, em contrastes ao que é comum nas formas tradicionais de financiamento ao empreendedorismo.
Comissão Organizadora
Anderson Odias da Silva
Claudia Yoshinaga
Ricardo D. Brito
Felipe Saraiva Iachan
Vinicius Augusto Brunassi Silva