O Programa Jovem Ambiental (AJA), por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, através da Lei nº 17.383, de 11 de janeiro de 2021, busca promover aos jovens sua inserção neste programa, esse por sua vez, tem a finalidade de estimular os jovens a participar de projetos voltado a sustentabilidade do meio ambiente. Deste modo, a presente pesquisa centrou-se em conhecer sobre os Agentes Jovens Ambientais da cidade de Mauriti-CE e suas contribuições para a conservação do meio ambiente. O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma metodologia de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Mauriti, que fica localizada no estado do Ceará, a mesma foi realizada entre as messes de abril a maio de 2023 e contou com a participação de 7 jovens, que estão participando do programa Jovem Agente Ambiental, dentre eles, cinco são do sexo masculino, e dois são do gênero feminino que possuíam idade entre 15 a 29 anos. Em síntese os resultados obtidos mostraram que o programa jovem ambiental é muito importante, principalmente para conscientizar não só os jovens, mas também a população em geral da cidade de Mauriti-ce. Além disso, notou-se que o programa é fundamental para a conservação e proteção do meio ambiente, uma vez que durante o programa os alunos têm a oportunidade de praticar atividades que visam a conservação e restauração do planeta. Diante da análise dos dados, fica evidente que o programa Jovem Agente Ambiental é muito importante, principalmente no que tange a formação desses jovens que tem a oportunidade de participar desse programa e se tornar pessoas mais responsáveis mediante a suas ações no meio ambiente
O 26º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (26º ConBio) aconteceu no período de 4 a 6 de dezembro de 2023, com sessões presenciais no Centro Universitário das Américas (FAM), na cidade de São Paulo, que também foram assistidas online pelos participantes inscritos no evento.
O ConBio, realizado a cada dois anos, é promovido pelo Conselho Regional de Biologia - 1ª Região (CRBio-01), autarquia federal de orientação e fiscalização da profissão de Biólogo, com jurisdição nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O tema do 26º ConBio foi “Mudanças Climáticas e Saúde Única”.
O evento recebeu trabalhos científicos nas modalidades “Vídeo” e “Banner”. Os autores que são estudantes de graduação ou de pós-graduação em Ciências Biológicas e submeteram trabalhos na modalidade “Vídeo” concorreram ao Prêmio Bertha Lange de Morretes.
O 26º ConBio também recebeu trabalhos fotográficos que concorram a prêmios no 7º Concurso de Fotografia.
Comissão Organizadora
Conselho Regional de Biologia 1ª Região
Comissão Científica