Introdução: Com o avanço do desenvolvimento e outros aspectos sociais, diversos microrganismos adaptaram-se assim às alternativas convencionais de antimicrobianos. Entre os fatores que podem dificultar o sucesso no tratamento frente a bactérias como Staphylococcus aureus é a presença de mecanismos de resistência e virulência, que podem estar presentes separadamente ou em conjunto. Contudo, uma alternativa a essas novas cepas, podem estar atreladas às raízes da sociedade, como as infusões de extrato vegetais, conhecidas popularmente como "chá" que fazem parte da história, desde as culturas mais tradicionais até as grandes explorações náuticas. Sendo assim, através de seus metabólitos, podem proporcionar ativos medicamentosos valiosos, inclusive com atividade antibacteriana. Objetivo: Avaliar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) de diferentes extratos por infusão em meio aquoso para: Erva doce (Pimpinella anisum); Hortelã (Mentha piperita); Chá verde (Camellia sinensis); Boldo (Peumus boldus); Capim cidreira (Cymbopogon citratus); Camomila (Matricaria recutita) e Matte (Ilex paraguariensis) com o objetivo de verificar quais possuem potencial antimicrobiano no combate aos Staphylococcus aureus (S. aureus). Método: Para a determinação da CIM foi realizado o teste de microdiluição em caldo com o extrato preparado a partir das folhas por infusão (solvente aquoso, à 90º C por 5 minutos). Foram testadas 2 (duas) cepas padrão de S. aureus (ATCC 29213 e 33591). Para o ensaio usamos placas de polietileno de 96 poços e cada poço recebeu quantidades e concentrações conhecidas, sendo: 45; 35; 25; 15; 10; 8; 6; 4 e 2 mg/ml do extrato e 5µl do inóculo das cepas bacterianas respectivas. Posteriormente as placas foram incubadas a 37º C por 24 horas. A interpretação dos resultados foi realizada através da comparação dos poços controle com os analitos. Resultados parciais: Até o momento foram testados os extratos de C. sinensis e C. citratus, e seus respectivos CIM foram: 4mg/ml e 45mg/ml. Fato que chamou a atenção pois comparando esses dois extratos, percebemos uma CIM com maior potencial no extrato de C. sinensis. Acreditamos que as análises dos demais extratos trarão resultados interessantes a respeito da atividade dessas plantas no auxílio ao tratamento contra essa bactéria patogênica.
O 26º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (26º ConBio) aconteceu no período de 4 a 6 de dezembro de 2023, com sessões presenciais no Centro Universitário das Américas (FAM), na cidade de São Paulo, que também foram assistidas online pelos participantes inscritos no evento.
O ConBio, realizado a cada dois anos, é promovido pelo Conselho Regional de Biologia - 1ª Região (CRBio-01), autarquia federal de orientação e fiscalização da profissão de Biólogo, com jurisdição nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O tema do 26º ConBio foi “Mudanças Climáticas e Saúde Única”.
O evento recebeu trabalhos científicos nas modalidades “Vídeo” e “Banner”. Os autores que são estudantes de graduação ou de pós-graduação em Ciências Biológicas e submeteram trabalhos na modalidade “Vídeo” concorreram ao Prêmio Bertha Lange de Morretes.
O 26º ConBio também recebeu trabalhos fotográficos que concorram a prêmios no 7º Concurso de Fotografia.
Comissão Organizadora
Conselho Regional de Biologia 1ª Região
Comissão Científica