A Toxina Botulínica A (BoNtA) é uma neurotoxina produzida pela espécie bacteriana Clostridium botulinum capaz de interromper a exocitose de acetilcolina nas junções neuromusculares através da clivagem da proteína SNAP-25, que é essencial para a liberação plena desse neurotransmissor nos terminais colinérgicos. Logo, o impedimento da sua liberação provoca paralisia muscular, porém, em concentrações adequadas, tal toxina pode gerar apenas uma denervação parcial do músculo afetado, o que a confere notável eficácia no tratamento crônico de distúrbios neuromusculares, como bruxismo, estrabismo e bexiga urinária hiperativa. Contudo, seu uso é contraindicado durante a gestação, pois estudos farmacocinéticos sugerem a possibilidade dessa substância cruzar a barreira placentária e não há clareza acerca dos danos que podem ser causados ao neonato, sobretudo motores. Visto isso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento locomotor da prole infantil de ratas Wistar expostas à BoNtA durante o período gestacional. Para tal, 32 ratas prenhes adultas (N=8 animais/grupo) receberam dose única de BoNtA (4, 8 ou 16 U/kg – unidades por quilograma) ou solução salina (0,1 mL/kg de NaCl 0,9%) por via intramuscular no Dia Gestacional (DG) 5 no membro pélvico direito. Dessa forma, foi anotado o Dia Pós-Natal (DPN) de aparecimento do andar adulto: quando o filhote tornou-se capaz de andar sustentando-se apenas sobre as quatro patas, sem apoiar o ventre no solo. Para a avaliação da locomoção e coordenação motora, foi realizado o teste da marcha, no DPN 22. Assim, foram selecionados um macho e uma fêmea de cada ninhada, suas patas traseiras foram marcadas com tinta e, por fim, eles foram colocados para caminhar sobre papel filtro, deixando os registros diretos de suas marchas fisiológicas. Os resultados apresentaram que, em média, a prole manifestou o andar adulto no DPN 10 e não houve diferenças significantes entre os grupos experimentais e o grupo controle no surgimento desse marco do desenvolvimento, tanto na prole masculina quanto feminina. Também não foram observadas diferenças significantes em nenhum dos parâmetros avaliados no teste da marcha, tanto na prole masculina quanto feminina. Portanto, esses resultados indicam que a exposição à BoNtA durante o período gestacional não provoca efeitos adversos no desenvolvimento locomotor da prole infantil, demonstrando segurança em seu uso.
O 26º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (26º ConBio) aconteceu no período de 4 a 6 de dezembro de 2023, com sessões presenciais no Centro Universitário das Américas (FAM), na cidade de São Paulo, que também foram assistidas online pelos participantes inscritos no evento.
O ConBio, realizado a cada dois anos, é promovido pelo Conselho Regional de Biologia - 1ª Região (CRBio-01), autarquia federal de orientação e fiscalização da profissão de Biólogo, com jurisdição nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O tema do 26º ConBio foi “Mudanças Climáticas e Saúde Única”.
O evento recebeu trabalhos científicos nas modalidades “Vídeo” e “Banner”. Os autores que são estudantes de graduação ou de pós-graduação em Ciências Biológicas e submeteram trabalhos na modalidade “Vídeo” concorreram ao Prêmio Bertha Lange de Morretes.
O 26º ConBio também recebeu trabalhos fotográficos que concorram a prêmios no 7º Concurso de Fotografia.
Comissão Organizadora
Conselho Regional de Biologia 1ª Região
Comissão Científica