As doenças parasitárias têm sido um problema constante globalmente, o que requer atenção contínua dos profissionais da saúde, sendo imprescindível, que desde a graduação, estes tenham conhecimento sólido sobre os parasitos, incluindo aqueles que, além de causar as manifestações clínicas classicamente conhecidas, também podem levar a manifestações no sistema nervoso. O protozoário Trypanosoma cruzi, por exemplo, agente etiológico da Doença de Chagas, é conhecido principalmente por levar a problemas cardíacos e digestivos, contudo, muitas de suas manifestações podem ser neurológicas. Posto isto, o objetivo desse projeto é avaliar o conhecimento de estudantes de ensino superior sobre neurocisticercose, toxoplasmose cerebral, neurochagas, meningoencefalite amebiana primária, larva migrans visceral, tripanossomíase africana e neuroesquistossomose. Para isso, é necessário avaliar o conhecimento a respeito dos métodos diagnósticos de cada uma delas; avaliar o conhecimento a respeito das formas mais comuns de contração destas; identificar as lacunas no conhecimento propondo um treinamento valendo-se de metodologias ativas para o ensino de diagnósticos de neuroparasitoses. Este estudo quantitativo de amostragem de conveniência é parte do projeto “Avaliação do Conhecimento sobre Doenças Parasitárias e Educação em Saúde como Estratégia de Combate às Parasitoses” e inclui graduandos em cursos de saúde do grupo Ser Educacional que tenham cursado a disciplina de parasitologia humana. Sendo excluídos aqueles que estagiam, são parte de programa de iniciação científica ou trabalham na área de parasitologia. A coleta de dados ocorrerá a partir das respostas dos participantes em um formulário online, que constará de dois blocos de perguntas: um sobre dados sociodemográficos; e outro a respeito de aspectos gerais, transmissão, sintomas e métodos diagnósticos das neuroparasitoses selecionadas para o estudo. As informações obtidas serão plotadas em gráficos, revelando as lacunas de conhecimento no tocante às neuroparasitoses e então, caso os dados apontem baixo conhecimento a respeito destes, será elaborado o treinamento supramencionado focado nos sintomas, métodos diagnósticos e como, geralmente, os hospedeiros contraem estes parasitas. Desta forma este estudo contribuirá para despertar atenção a respeito das neuroparasitoses bem como elevar o nível de ensino a respeito das mesmas, através de metodologias que contribuam para o aprendizado ativo gerando profissionais capacitados a reconhecerem e lidarem com este tipo de parasitose.
O 26º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (26º ConBio) aconteceu no período de 4 a 6 de dezembro de 2023, com sessões presenciais no Centro Universitário das Américas (FAM), na cidade de São Paulo, que também foram assistidas online pelos participantes inscritos no evento.
O ConBio, realizado a cada dois anos, é promovido pelo Conselho Regional de Biologia - 1ª Região (CRBio-01), autarquia federal de orientação e fiscalização da profissão de Biólogo, com jurisdição nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O tema do 26º ConBio foi “Mudanças Climáticas e Saúde Única”.
O evento recebeu trabalhos científicos nas modalidades “Vídeo” e “Banner”. Os autores que são estudantes de graduação ou de pós-graduação em Ciências Biológicas e submeteram trabalhos na modalidade “Vídeo” concorreram ao Prêmio Bertha Lange de Morretes.
O 26º ConBio também recebeu trabalhos fotográficos que concorram a prêmios no 7º Concurso de Fotografia.
Comissão Organizadora
Conselho Regional de Biologia 1ª Região
Comissão Científica