O crescente uso das redes sociais entre jovens para outros fins além de socialização, como fonte de informação por exemplo, implica a uma nova forma de divulgar ciência e conhecimentos científicos, pensando em seu novo público e os desafios presentes. O Currículo Paulista estabelece que alunos do Ensino Fundamental II devem desenvolver conhecimentos e habilidades na área de divulgação científica, sendo assim, objetiva-se neste trabalho desenvolver uma eletiva de divulgação científica para alunos de 6º e 7º anos como responsáveis de elaborar materiais de divulgação científica sobre nanotecnologia. A eletiva foi aplicada na Escola Estadual Lea Silva de Moraes, que se encontra no perímetro urbano do município de Ilha Solteira, SP. A eletiva contou com encontros semanais de 1h:30, durante o segundo semestre de 2023. Os encontros iniciais foram dedicados a uma introdução sobre a divulgação científica e suas implicações, seguido de duas palestras sobre nanotecnologia, apresentadas por pesquisadores da área que desenvolvem seus trabalhos na UNESP – FEIS. A primeira palestra foi apresentada por um responsável pelo Grupo de Compósitos e Nanocompósitos Híbridos, explicando sua pesquisa sobre o uso de nanotecnologia para desenvolver plástico comestível. A segunda palestra foi apresentada por um representante do Laboratório de Nanoquímica Ambiental, que descreveu um de seus trabalhos produzidos com nanopartículas para a redução de azul de metileno de água contaminada. Durante a eletiva, para complementar as palestras ministradas, foi desenvolvida uma aula prática sobre plástico biodegradável e uma visita até os laboratórios da UNESP – FEIS. Posteriormente, foi proposto aos alunos desenvolver um material de divulgação na forma de vídeo, que será publicado na conta do Instagram @science.isa. Os alunos foram divididos em grupos e a cada grupo foi entregue uma parte do roteiro, que quando unidos resulta em um roteiro maior, que já foi finalizado. O vídeo será gravado e publicado durante o mês de novembro. Com a escrita do roteiro, foi observado que os alunos compreenderam a importância da divulgação científica e de realiza-la, assim como compreenderam os conceitos e informações apresentados pelos palestrantes, pela aula prática e a visita até a universidade, sendo capazes de criar materiais de divulgações científicas pensando em um público semelhante a eles. Dessa maneira, conclui-se que o trabalho cumpriu seu objetivo, desenvolvendo uma eletiva de divulgação científica em que os alunos se sentem protagonistas da divulgação científica e responsáveis por desenvolve-la.
O 26º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (26º ConBio) aconteceu no período de 4 a 6 de dezembro de 2023, com sessões presenciais no Centro Universitário das Américas (FAM), na cidade de São Paulo, que também foram assistidas online pelos participantes inscritos no evento.
O ConBio, realizado a cada dois anos, é promovido pelo Conselho Regional de Biologia - 1ª Região (CRBio-01), autarquia federal de orientação e fiscalização da profissão de Biólogo, com jurisdição nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O tema do 26º ConBio foi “Mudanças Climáticas e Saúde Única”.
O evento recebeu trabalhos científicos nas modalidades “Vídeo” e “Banner”. Os autores que são estudantes de graduação ou de pós-graduação em Ciências Biológicas e submeteram trabalhos na modalidade “Vídeo” concorreram ao Prêmio Bertha Lange de Morretes.
O 26º ConBio também recebeu trabalhos fotográficos que concorram a prêmios no 7º Concurso de Fotografia.
Comissão Organizadora
Conselho Regional de Biologia 1ª Região
Comissão Científica