A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA INTRA-HOSPITALAR

  • Autor
  • Maria Vitória Pereira Costa
  • Co-autores
  • Julierdson Carvalho da Silva , Raylson Marcelo Fernandes de Lima
  • Resumo
  •  

    1.    INTRODUÇÃO

     

    A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é o método pelo qual o Enfermeiro realiza o desenvolvimento e organização do trabalho da equipe de enfermagem que consiste em cinco etapas: Coleta de dados; diagnóstico de enfermagem; planejamento da assistência; implementação da assistência e evolução de Enfermagem (MARIA; QUADROS; GRASSI, 2012).

    Os serviços de emergência hospitalar podem ser considerados como uma das áreas de maior complexidade da assistência dentro do hospital, com maior fluxo de atividades de profissionais e necessidades dos usuários, onde são exigidos uma assistência imediata, eficiente e de amplo conhecimento técnico-cientifico e habilidade profissional (SOUZA & BERALDO, 2013). Assim, faz-se necessário a utilização da SAE como ferramenta para identificar as prioridades de cada paciente quanto as suas necessidades, proporcionando um direcionamento ágil e adequado as intervenções necessárias.

    Em situações de paciente gravemente ferido, é essencial proporcionar um ambiente favorável para a sua restauração fisiológica e emocional. Sendo assim é fundamental ao Enfermeiro estar atento aos detalhes, precisa exercitar a sua observação e reflexão crítica para poder agir positivamente na assistência prestada, ouvindo as queixas do paciente, da família, além de estar presente na gerência e designação de funções dos integrantes da equipe de enfermagem (MARIA; QUADROS; GRASSI, 2012).

    Com a organização do trabalho através das etapas do SAE, pode-se obter resultados de forma mais efetiva. Aplicando corretamente as etapas do processo no atendimento a equipe consegue trabalhar com mais confiança e liberdade, intensificando a rapidez na execução de tarefas cotidianas pode-se disponibilizar mais tempo para visualizar e atender as necessidades do paciente de forma humanizada (PINTO; OLIVEIRA; BARRETO, 2021).

    Desta forma, esse trabalho tem como objetivo destacar a importância e a aplicabilidade do SAE na urgência e emergência intra-hospitalar, tendo em vista que ela pode garantir uma assistência qualificada, humanizada e centrada nas necessidades individuais do cliente, provendo uma melhor qualidade assistencial.

     

    2.      METODOLOGIA

     

    Trata-se de uma revisão narrativa, na qual a questão norteadora foi: Qual importância da utilização da sistematização da assistência de enfermagem dentro do processo de urgência e emergência no atendimento intra-hospitalar?  As buscas foram efetuadas nas bases de dados PubMed e Biblioteca Scientific Eletronic Library Online (SciELO).

    Na base de dados PubMed foram usados os descritores: “Sistematização da Assistência de Enfermagem” “Nursing Care” "Cuidado de Enfermagem”. Na SciELO utilizou-se os descritores: “Atendimento de Enfermagem” “Atendimento de Emergência Hospitalar” “Emergency Nursing”. Utilizou-se também os operadores booleanos AND e OR. Quanto aos critérios de inclusão foram aderidos estudos originais que respondessem à questão norteadora, disponibilizados na íntegra em qualquer idioma e com recorte temporal de 2012 a 2021. Utilizados como critério de exclusão artigos de revisão bibliográfica, resumos, teses, dissertações, artigos fora do recorte temporal, ou que não responderam a questão norteadora.

     

    3.      RESULTADOS E DISCUSSÃO

     

    O quantitativo inicial de artigos selecionados foi de 73, onde 28 se tratavam de revisões bibliográficas, 35 não responderam a questão norteadora, 5 estavam fora do recorte temporal. Mediante o processo de seleção realizado foram admitidos na amostra final 5 artigos para elaboração deste trabalho.

    Segundo Pinto, Oliveira e Barreto (2021), a SAE configura-se como um processo metodológico realizado pela equipe de enfermagem, mas também composto por etapas que são privativas do enfermeiro. No Brasil ela é regulamentada pela Resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem. Seu propósito é conferir cientificidade ao trabalho profissional do enfermeiro e facilitar a recuperação e adaptação do paciente, família e comunidade, promovendo sua saúde e seu bem-estar de forma humanizada.

    Apesar da SAE ser aplicável em qualquer setor em que haja a presença do enfermeiro, existem inúmeros fatores que interferem na sua implantação. Logo, esses aspectos podem estar relacionados com a própria instituição, com os profissionais da equipe de enfermagem ou com os demais profissionais da área de saúde (SOUZA & BERALDO, 2015).

    De acordo com Souza e Beraldo (2015), a implementação da SAE é um processo em conjunto, sendo importante a colaboração e compromisso institucional e individual de cada profissional. Entre os fatores que prejudicam a utilização do método destaca-se além da estrutura física, o quantitativo de enfermeiros por leito e a distribuição de enfermeiros nos setores hospitalares, bem como a falta do conhecimento teórico para realizar a SAE e a falta de tempo para desempenhar todas as atividades que lhes são estipuladas.

    No que tange aos serviços de urgência e emergência, estes possuem características próprias que influenciam a organização do trabalho e a gerência do cuidado. Encontram-se esses serviços inseridos diretamente no atual contexto político e estrutural do sistema de saúde brasileiro como o componente responsável pelo atendimento de situações graves, em que há risco de morte, e, por isso, são necessárias intervenções rápidas e precisas por parte da equipe de saúde (PINTO; OLIVEIRA; BARRETO, 2021).

    Em um estudo realizado por Andrade et al. (2017), no Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (HUSE), apontou diversas adequações para implementação do SAE na unidade de urgência e emergência, desde alterações físicas para priorizar os mais graves ao treinamento da equipe. Desse modo, o Pronto Socorro foi dividido em quatro áreas: Sala de Acolhimento e Classificação de Risco; Área Azul, Área Verde (clínica e trauma); e Área Vermelha (alta complexidade). O HUSE estabeleceu como protocolo para classificação risco o Protocolo de Manchester, o qual classifica por cores, sendo elas: vermelha, laranja, amarela, verde e azul.

    Foi identificado nos estudos de Andrade et al. (2017), que o SAE possui como principais benefícios em geral, a consolidação da ciência de enfermagem, autonomia, maior reconhecimento e valorização do profissional enfermeiro, oferece uma assistência individualizada e organizada, uma assistência humanizada, assegura que os cuidados de enfermagem sejam feitos corretamente, reduz as infecções em clientes hospitalizados e reduz a duração/estadia do cliente no hospital.

    Dados coletados em uma pesquisa realizada em um Hospital Universitário no Sul do Brasil, que adotou o SAE como modelo de assistência da prática profissional da enfermagem evidenciou que dos profissionais de Enfermagem entrevistados grande maioria considera-se satisfeitos com modelo de trabalho proposto pela empresa. O sentimento de humanização por parte da equipe trás efeitos positivos, contribuindo para construção da identidade profissional, confiança e autonomia, além de tornar o profissional mais apto a exercer suas funções, também provê ao paciente um sentimento de segurança na qualidade do serviço prestado (ADAMY et al., 2020).

    Em uma pesquisa realizada por Pinto, Oliveira e Barreto (2021), acerca de uma amostra de Enfermeiros atuantes em uma unidade de serviços de urgência, é descrito que para os funcionários que utilizam esse método de trabalho tornou-se mais fácil organizar e padronizar o atendimento de enfermagem, tornando o atendimento mais rápido e evitando possíveis complicações ao paciente. Outro motivador para a realização da SAE no setor emergencial se relacionou à importância do registro de enfermagem, especialmente nos contextos de atendimento a pacientes gravemente enfermos.

    Desta forma percebe-se que o SAE é uma ferramenta importante a ser adotada pelos serviços de emergência, afim de potencializar o cuidado e também a possibilidade de desenvolver a assistência com maior qualidade, obtendo assim resultados positivos no serviço prestado.

     

    4.      CONCLUSÃO

     

    Diante do exposto, conclui-se que a sistematização da assistência de enfermagem tem grande relevância na urgência e emergência intra-hospitalar, visto que irá promover ao enfermeiro além do aprimoramento da metodologia de trabalho, agilidade e fluidez no serviço prestado, organização e autonomia profissional bem como diversos benefícios quanto a segurança para o paciente.

    Esse trabalho buscou abordar importância da aplicabilidade do SAE na Urgência e Emergência e responder as questões sobre seus benefícios quando empregado em situação que seja necessário maior velocidade e organização dos atendimentos aos pacientes.

    No que concerne a Sistematização da Assistência de Enfermagem identificou-se que existem pontos positivos e negativos os quais necessitam de grandes ajustes para sua implementação de forma eficiente, desde mudanças como o aumento do quadro de funcionários, melhora da estrutura local, principalmente quanto a necessidade de treinamento e habilidade dos profissionais.

    Para a elaboração deste trabalho o principal obstáculo encontrado foi a falta de artigos científicos publicados sobre o tema. Tendo em vista que o tema é de suma relevância para conhecimento e aperfeiçoamento do processo de trabalho do Enfermeiro e bem estar do paciente, propõe-se os próximos estudos em saúde visem discorrer sobre a necessidade da implementação do SAE no atendimento hospitalar emergencial.

     

  • Palavras-chave
  • Atendimento de Emergência Hospitalar, Cuidado de Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem.
  • Área Temática
  • RESUMO EXPANDIDO
Voltar Download

ANAIS DO 2° CONGRESSO MARANHENSE MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

ISSN 

Apresentação

 

A Liga Acadêmica Imperatrizense de Enfermagem do Trauma – LAIET realiza anualmente seu congresso com pesquisadores de vários níveis de inserção institucional: docentes, discentes da graduação e da pós-graduação e profissionais da área de ciências da saúde.


Os anais do congresso reúnem a produção apresentada durante o evento nos seus diversos grupos de pesquisa.
A revisão dos textos publicados e o seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.

 

 

2° CONGRESSO MARANHENSE MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 

 NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

 Resumo Simples: O resumo deverá ser confeccionado exclusivamente no template disponibilizado pelo evento; O resumo deve ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor; O resumo deverá ser redigido com limite mínimo de 300 palavras e máximo de 400 palavras. A totalidade de palavras do resumo NÃO INCLUIRÁ o título, os nomes dos autores, a formação, a titulação e a instituição de vínculo acadêmico/profissional, o e- mail do autor correspondente, descritores e referências. O texto deverá ser digitado em Word, fonte Times New Roman, título tamanho 14, corpo tamanho 12, margem superior 5 cm, lateral esquerda 3cm, margem inferior 2,5 cm, e lateral direita 3 cm. Texto em alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples. Não deve incluir figuras, tabelas, e referências nas citações; 4.1.4 Título: O título deve conter, no máximo, 15 (quinze) palavras estar em caixa alta e negrito;  Autores: os nomes devem estar abaixo do título, seguindo a ordem: autor principal, coautores e orientador, alinhados à direita. O nome do autor principal deve ser sublinhado, e o último sobrenome de cada autor em caixa alta e numeração sobrescrita. Abaixo dos nomes dos autores devem estar, a filiação institucional e o e-mail somente do primeiro autor; Os elementos obrigatórios que o resumo simples deve conter: Introdução; Objetivo; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão. Obs.: TODOS os elementos devem estar em negrito, conforme template.

Resumo Expandido:  O resumo deverá ser confeccionado exclusivamente no template disponibilizado pelo evento; O resumo deve ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor;  O resumo deverá ser redigido com limite mínimo de 1000 palavras e máximo de 1500 palavras. A totalidade de palavras do resumo NÃO INCLUIRÁ o título, os nomes dos autores, a formação, a titulação e a instituição de vínculo acadêmico/profissional, o e-mail do autor correspondente, descritores e referências. O texto deverá ser digitado em Word, fonte Times New Roman, título tamanho 14, corpo tamanho 12, margem superior 5 cm, lateral esquerda 3cm, margem inferior 2,5 cm, e lateral direita 3 cm. Texto em alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1,5 cm; O resumo expandido deverá ser organizado como manuscrito científico do trabalho de pesquisa, o qual poderá ter até dois visuais (tabelas e/ou figuras); Título: O título deve conter, no máximo, 15 (quinze) palavras estar em caixa alta e negrito; Autores: os nomes devem estar abaixo do título, seguindo a ordem: autor principal, coautores e orientador, alinhados à direita. O nome do autor principal deve ser sublinhado, e o último sobrenome de cada autor em caixa alta e numeração sobrescrita. Apenas nesta categoria, a filiação institucional e o e-mail dos autores devem estar no rodapé da primeira página, com numeração sobrescrita.  Os elementos obrigatórios que o resumo expandido deve conter: Resumo; Descritores; Introdução; Metodologia; Resultados e Discussão; Conclusão. Obs.: TODOS os elementos devem estar em negrito, conforme template; O número máximo de referências que podem ser incluídas no texto é de 10 (dez); As figuras devem estar no corpo do próprio texto, num único arquivo eletrônico.

Relato de Experiência: O resumo deverá ser confeccionado exclusivamente no template disponibilizado pelo evento; O resumo deve ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor; O resumo deverá ser redigido com limite mínimo de 300 palavras e máximo de 400 palavras. A totalidade de palavras do resumo NÃO INCLUIRÁ o título, os nomes dos autores, a formação, a titulação e a instituição de vínculo acadêmico/profissional, o e-mail do autor correspondente, descritores e referências. O texto deverá ser digitado em Word, fonte Times New Roman, título tamanho 14, corpo tamanho 12, margem superior 5 cm, lateral esquerda 3 cm, margem inferior 2,5 cm, e lateral direita 3 cm. Texto em alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples. Não deve incluir figuras, tabelas, e referências nas citações; Título: O título deve conter, no máximo, 15 (quinze) palavras estar em caixa alta e negrito;  Autores: os nomes devem estar abaixo do título, seguindo a ordem: autor principal, coautores e orientador, alinhados à direita. O nome do autor principal deve ser sublinhado, e o último sobrenome de cada autor em caixa alta e numeração sobrescrita. Abaixo dos nomes dos autores devem estar, a filiação institucional e o e-mail somente do primeiro autor;  Os elementos obrigatórios que o Relato de experiência deve conter: Introdução; Objetivo; Relato da Experiência; Resultados; Conclusão. Obs.: TODOS os elementos devem estar em negrito, conforme template. 

 

2° CONGRESSO MARANHENSE MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 

Comissão Organizadora
Raylson Marcelo Fernandes de Lima
Emylly Claudia Silva De Araújo
Raquel Hillary Silva Costa
Luan Keven da Silva Fernandes
Antonio Bruno Carvalho de sousa
 

2° CONGRESSO MARANHENSE MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

WhatsApp; (99) 985407017

E-mail: ligalaiet@gmail.com

Instagram: liga_laiet

2° CONGRESSO MARANHENSE MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

 Periodicidade da publicação: Anual

Autor corporativo/editora responsável pela publicação; Liga Acadêmica Imperatrizense de Enfermagem do Trauma(LAIET)

Logradouro: Rua São Pedro,11 Jardim Cristo Rei/ nova Imperatriz

Comissão Científica 
Raylson Marcelo Fernandes de Lima
Emylly Claudia Silva De Araújo
Raquel Hillary Silva Costa
Luan Keven da Silva Fernandes
Antonio Bruno Carvalho de sousa
 

 

 

2° CONGRESSO MARANHENSE MULTIPROFISSIONAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 

-Edições anteriores- VOL 1 2022

 

Título Área temática Ações
267574 Caracterização dos casos de recidiva de hanseníase diagnosticados entre 2012 e 2021 no estado do Maranhão
(Isabela Maria Alves Queiroz de Almeida, Daniel Coutinho dos Santos, Maria Eduarda Rocha, Bárbara Viana Barbosa Beserra, Vanessa de Oliveira Albuquerque )
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
265122 APLICABILIDADE DO ULTRASSOM POINT OF CARE (POCUS) EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
(José Guilherme dos Santos Neto, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Sabrina Oliveira Mendes, Gabriella Luzia Sousa Bandeira)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
265006 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS II
(Jéssica Karolline Lima Leal, Islane Pereira de Sousa, Pamela Rioli Rios Bussinguer, Thamires Carvalho de Lima, Andreia Sousa Freitas)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
265005 ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NO ACOLHIMENTO COM A AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA BASEADO NO PROTOCOLO DE MANCHESTER
(Vitória da Silva Santos, Edivaldo Silva Pinheiro, Ruthelen Oliveira Mendonça, Camila Oliveira Borges, Maria Crislânia Souza Alencar)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
265004 PERFIL DE QUEIMADURAS EM CRIANÇAS NO ÂMBITO DOMICILIAR
(Oliver Batista Novais, Mateus Aquino Alves, Sylla Figueredo da Silva, Isabela Alves Moraes, Gabriel Alves Godinho)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
265003 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(CAMILA OLIVEIRA BORGES, FRANCISCA ERIKA SILVA TIOTONHO, MARIA CRISLÂNIA SOUZA ALENCAR, NAYARA FARIA BARRETO SUDRÉ)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
265002 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM CRIANÇAS NO ESTADO DO MARANHÃO (2012-2021)
(Emilly Torres Figueredo Silva, Pamela Rioli Rios Bussinguer, Rita de Cássia Araújo Costa, Milena dos Santos Silva, Márcos Antônio Sousa reis, Edimaira da Silva Holanda, Carlos Eduardo de Andrade Franco do Nascimento)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
265001 A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO ACERCA DA ABORDAGEM DO BOTULISMO DE ORIGEM ALIMENTAR
(Valérika Mendes Aguiar, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Gabriella Luzia Sousa Bandeira, Maria Odinéia Gomes Pereira Torres, Neianni Alves Freire de Sousa)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264997 ATUAÇÃO DO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO MANEJO DE VÍTIMAS DE QUEIMADURAS TÉRMICAS
(Talles Davi de Valença Moura Soares dos Anjos, José de Ribamar Portugal Neto, Alice Marques Moreira Lima)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264995 A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS NOS CASOS DE OVACE EM NEONATOS
(Amanda Carneiro, Dennis Gonçalves Novais)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264994 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES VÍTIMAS DE AFOGAMENTOS
(Carla Caroline Oliveira Frasão, Paulo Victor Rego da Silva, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Pâmela Santos da Silva, José Vitor Almeida dos Santos)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264993 ACHADOS CLÍNICOS DA RELAÇÃO ENTRE MIOCARDITE EM PACIENTES COM COVID-19: UMA REVISÃO ESCOPO
(Ygor de Sousa Araújo, Adriana Oliveira Pinto, Cianny Ximenes Rodrigues Silva)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264992 Assistência de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva aos pacientes vítimas de Traumatismo Cranioencefálico
(Fernanda Rodrigues da Costa, Isa Mariana Ferreira Brito, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Bruna Marcelha Soares Pereira, Gabriella Luzia Sousa Bandeira)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264991 MANOBRA DE DESENGASGO: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA OS PAIS
(Luana Kaila Santos de Sá, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Suzana Rodrigues Lima, Dhara Da Conceição Silva, Thaís Guimarães Nascimento)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264990 TREINAMENTO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
(Ruthelen Oliveira MENDONÇA, Raylson Marcelo Fernandes de LIMA, Nayara Faria Barreto SUDRÉ, Vitória da Silva Santos, Luan Sales ELIAS)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264986 A CAPACITAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALUNOS DE MEDICINA E PROFISSIONAIS ATUANTES
(Gabriel Alves Godinho, Mateus Aquino Alves, Isabela Alves Moraes, Oliver Batista Novais, Saulo Sacramento Meira)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264985 ASSISTÊNCIA HUMANIZADA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE POLITRAUMATIZADO
(Ruthe Carvalho Abreu Silva, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, josiane Dos Santos Bandeira, Raynara Nascimento Vieira, Denise Santos Vitorino)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264973 RISCOS BIOLÓGICOS NO PROCESSO DE MEDICAÇÃO DURANTE A ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
(Haylanna Kéllen Ferreira da Silva, Hellen Cristina Araújo de Oliveira, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Shaid Barros Mendes, Beatriz da Silva Leite)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264972 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
(Samilly Vitoria da Silva Amorim, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Lisley Gabrielly Mendes Costa, Sabrina Oliveira Mendes, Gabriella Luzia Sousa Bandeira)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264971 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
(Sylmara Nascimento Amorim, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Amanda Vitória Lima Neves, Sabrina Oliveira Mendes, Gabriella Luzia Sousa Bandeira)
(Padrão)
264968 OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM NAS EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
(Ana Paula De Melo Da silva, Daiane apinages de souza silva, francielza de araujo silva, mauricelia coelho barbosa, Gleiciane feitosa cunha)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264952 MAMOGRAFIA NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA
(Nathália de Souza Neves, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Aline Sousa Silva, Brenda Nathany Conceição Sousa)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264951 A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL EM PRIMEIROS SOCORROS
(Míuria Joyce Pereira Raposo, Antônia Márcia Dutra Rabelo, Sarah Ellen Barroso Rosario, Raquel Vilanova Araujo- orientadora, José de Ribamar Portugal Neto)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264950 A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA INTRA-HOSPITALAR
(Maria Vitória Pereira Costa, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Julierdson Carvalho da Silva)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264939 CARACTERIZAÇÃO DOS CASOS DE ÓBITOS POR TUBERCULOSE NO MARANHÃO NO PERÍODO DE 2012 A 2021
(EMYLLY CLÁUDIA SILVA DE ARAÚJO, Raquel Hillary Silva COSTA, Daniel Coutinho dos SANTOS, Luan Keven da Silva FERNANDES, Adriely Nascimento RIBEIRO)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264923 A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FRENTE AOS CASOS DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA NA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA.
(Luana Pereira Sena, Rodolfo José de Oliveira Moreira, Mônica Silva da Conceição, Ester Jessica Freitas Silva, Camila Araújo Viana)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264918 FATORES DE RESSURGIMENTO DE DOENÇAS INFECCIOSAS COM FOCO NA MONKEYPOX
(Camila Araújo Viana, Mônica Silva da Conceição, Rodolfo José de Oliveira Moreira, Luana Pereira Sena, Ester Jessica Freitas Silva)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264917 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR A PACIENTES PSIQUIÁTRICOS
(ANTONIA BRUNA CARVALHO DE SOUSA, RAYLSON MARCELO FERNANDES DE LIMA, HADASSA SOUZA MELO, DAYANE SANTIAGO BORGES, ANTONIO BRUNO CARVALHO DE SOUSA)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264908 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
(Josiane dos Santos Bandeira, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Raynara Nascimento Vieira, Ruthe Carvalho Abreu Silva, Denise Santos Vitorino)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264906 A SAÚDE MENTAL DO IDOSO NO PROCESSO ONCOLÓGICO
(Sabrina Pessoa de Jesus Lima, Sabrina da Silva Barros, Renilda Rodrigues Silva, Karla Cristina da Silva, Gleiciane Cunha Feitosa)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264904 CARACTERIZAÇÃO DOS CASOS DE ABANDONO DO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE NO MARANHÃO (2012 A 2021)
(Rosinéia Pires Santos Costa, Daniel Coutinho dos Santos, Thayla Mariana Barros Bandeira, Hedna Kelly Santana Dias da Costa, Cleydiane de Oliveira Silva Lúcio)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264898 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Á PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT): UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
(Bruna Oliveira Morais, Katiane Silva Lima, Edivaldo Silva Pinheiro, Walléria Gomes Meireles, Aline Leal de Oliveira)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264896 LACERAÇÃO EM GESTANTES NO TRABALHO DE PARTO VAGINAL
(Sabrina Pessoa de Jesus Lima, Mônica Santos Lopes Almeida)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264895 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A FATORES ASSOCIADOS A QUEDAS EM IDOSOS
(Raynara Nascimento Vieira, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Josiane Bandeira Dos Santos, Ruthe Carvalho Abreu Silva, Denise Santos Vitorino)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264892 A IMPORTÂNCIA DO USO DA ESCALA DE APGAR PARA A AVALIAÇÃO DA ADAPTAÇÃO DA VIDA EXTRAUTERINA
(José Guilherme dos Santos Neto, Pâmela Rioli Rios Bussinguer, Amanda Vargas Coelho)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264885 ANÁLISE DA COBERTURA VACINAL DA POLIOMIELITE ENTRE OS ANOS DE 2015 A 2021
(Daniely Sousa Lima, Gisele Sousa Gomes, Emilly Santos Oliveira Silva, Richard Halnny Baptista Melo Borges Rocha, Shirley Cunha Feuerstein)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264873 CARACTERIZAÇÃO DOS CASOS DE ÓBITOS POR ASFIXIA ACIDENTAL EM CRIANÇAS DE 0 A 4 ANOS NO ESTADO DO MARANHÃO (2006-2020)
(Layna Vitoria Pedrosa Marques, Pamela Rioli Rios BUSSINGUER, José Guilherme dos Santos Neto, Heloiza Lacerda da Silva Alves, Clara dos Santos Paiva, Amanda Vargas Coelho, Amanda Araújo Sousa)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264867 CORRELAÇÃO DOS FATORES DE PROGRESSÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER ASSOCIADOS A DIABETES EM IDOSOS NO BRASIL
(Vanessa de Oliveira Albuquerque, Larissa Oliveira Louzado dos Santos, Shirley Cunha Feuerstein, Suelly de Souza Silva, Hedna Kelly Santana Dias da Costa)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264853 CARACTERIZAÇÃO DOS CASOS DE INTERNAÇÃO POR DENGUE NO MARANHÃO (2017 - 2021)
(Adila Karoline Brasilino de Sousa, Daniel Coutinho dos Santos, Suelly de Souza Silva, Michelly Reis Salazar, Larissa Oliveira Louzado dos Santos)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264848 PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HANSENÍASE EM IDOSOS NO MARANHÃO (2012 – 2021)
(Hainara Miranda Mesquita, Daniel Coutinho dos Santos, Francisco Gomes de Sousa, Isadora Xavier Silva, Vitória Judite Alves da Silva)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES
264844 PERFÍL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DA PARALISIA FLÁCIDA AGUDA
(Julierdson Carvalho da silva, Valérika Mendes Aguiar, Gilson Lima Aguiar, Maria Vitória Pereira Costa, Rodolfo josé de oliveira Moreira)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264835 MANEJO DA CRIANÇA COM DIARREIA AGUDA NA EMERGÊNCIA
(Keila Silva de Sales, Tiago de Araujo Carvalho, Juliana queiroz oliveira, Thyago Fialho Belo Viana, Raylson Marcelo Fernandes de Lima)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264832 DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA HIPERTENSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
(NAHDYA CARVALHO CARRIJO, CARLOS ADRIANO COELHO DOS SANTOS, GABRIELA ANTÔNICA BAQUIL TELLES, WESLEI MELO DA SILVA, MÔNICA CECÍLIA FERNANDES CLEMENTE)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264816 SÍNDROMES CORONARIANAS AGUDAS: CONDUTAS E ABORDAGENS EM EMERGÊNCIAS E URGÊNCIAS
(FRANCISCO RANDERSON RIBEIRO DE SOUSA GUEDES, GABRIELA ANTÔNIA BAQUIL TELLES, MARIA CLARA RAMOS RIBEIRO, MARIA DAS GRAÇAS MENDES RODRIGUES, ALICE MARQUES MOREIRA LIMA)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264815 TERAPIA TROMBOLÍTICA EM PACIENTES COM EMBOLIA PULMONAR
(JOÃO HENRIQUE XAVIER DE OLIVEIR, ANA BEATRIZ NOVAGA MORETAO, FRANCISCO RANDERSON RIBEIRO DE SOUSA GUEDES, LUIZA NASCIMENTO SOARES LINHARES, ALICE MARQUES MOREIRA LIMA)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264790 A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
(Millena Vaz de Carvalho, Verônica Diniz da Conceição, Francisca Kauana Bezerra Pires, Geovana Ellen Santos Silva, Raylson Marcelo Fernandes de lima)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264737 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ÓBITO DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL NO BRASIL
(Uelson Carlos de Sousa Silva, Cianny Ximenes Rodrigues Silva, Maikon Chaves de Oliveira, Lilian Natalia Ferreira de Lima, Hanari Santos Almeida Tavares)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264627 A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FRENTE AOS CASOS DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA NA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA.
(Luana Pereira Sena, Camila Araújo Viana, Mônica Silva da Conceição, Ester Jessica Freitas Silva, Rodolfo José de Oliveira Moreira)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264616 PAPEL DA LIDERANÇA DO ENFERMEIRO NO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
(Adrielly Amaral da Silva, Elisha Suzanny de Oliveira dos Santos, Marta Vitoria de Oliveira Silva, Kevelly Araújo Rocha, Daniel Coutinho dos Santos)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264575 EFICÁCIA MEDICAMENTOSA DE ANTI-HIPERTENSIVOS EM URGÊNCIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
(CAIO FELIPE DE SOUSA MIRANDA, CIANNY XIMENES RODRIGUES SILVA, DENNIS GONÇALVES NOVAIS)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264544 PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGIO DA SÍFILIS CONGÊTINA EM UMA REGIONAL DE SAÚDE DO MARANHÃO (2012 - 2021)
(Érica Almeida Silva, Marta Vítoria de Oliveira Silva, Adrielly Amaral da Silva, Elisha Suzanny de Oliveira dos Santos, Daniel Coutinho dos Santos)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264530 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
(Denise santos vitorino, Pamela Rioli Rios BUSSINGUER)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
264506 PNEUMONIA BRONCOASPIRATIVA NA PESSOA IDOSOS
(Joana Mikaela Mota Freitas, Luciene Martins Silva, Beatris dos Reis Sousa, Ana Karolayne Silva Mota, Raylson Marcelo Fernandes de Lima)
(Padrão)
RESUMO EXPANDIDO  
264405 AS CONDIÇÕES DE TRABALHO QUE AFETAM A SAÚDE DO TRABALHADOR DO LIXÃO DE IMPERATRIZ-MA
(Demerson César Paulino, Zaira Augusta Lustosa Vieira Virginio)
(Padrão)
RELATO DE EXPERIÊNCIA  
264286 PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGIO DA MENINGINTE NO ESTADO DO MARANHÃO NO PERÍODO DE 2012 A 2021.
(BRENO TORRES DE CARVALHO, Sabrina Miranda Araújo de Sá, Daniel Coutinho dos Santos)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES  
263719 AUTOCUIDADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA: INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM
(Gesiane do Nascimento Cruz, Guilherme Augusto Oliveira Silva, Kathelyn Vitória Da Silva, Thayene Santos Neves, Rodolfo José de Oliveira Moreira)
(Padrão)
RESUMO SIMPLES