Dom Geraldo de Proença Sigaud – Uma voz conservadora no Concílio.

  • Autor
  • Marcelo Amaral Lanfranchi
  • Resumo
  • Dom Geraldo de Proença Sigaud foi bispo de Jacarezinho, no Paraná, entre os anos de 1947 e 1961 e posteriormente Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Diamantina/MG (1961-1980). Preocupado com os avanços da modernidade, assim como com o comunismo, que julgava ser uma forte e negativa influência no Brasil, escreveu o "Catecismo Anticomunista" e em colaboração com Dom Antônio de Castro Mayer e com o prof. Plinio Corrêa de Oliveira, além do economista Luíz Mendonça de Freitas, escreveu o livro "Reforma Agrária, Questão de Consciência" que alertava para o perigo de uma reforma das estruturas sociais, rumo ao temido comunismo.

    Sua participação no Concílio Vaticano II, em conjunto com Dom Antônio de Castro Meyer, bispo de Campos/RJ, foi marcada por forte oposição a qualquer mudança que julgasse contrária à tradição católica e, junto com o grupo de estudo/trabalho Coetus Internationalis Patrum dos quais faziam parte Giuseppe Siri, arcebispo de Gênova; Alfredo Ottaviani, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Arcadio Maria Larraona Saralegui C.M.F., Penitenciário-Mor; Ernesto Ruffini, arcebispo de Palermo; Monsenhor Marcel Lefebvre bispo de Tulle e Superior-Geral dos Espiritanos; entre outros, tentou mudar o rumo do Concílio bloqueando qualquer tipo de reforma que dialogasse como mudo moderno.

    O grupo conservador sentiu-se profundamente incomodado perante a orientação progressista tomada pelas discussões durante todo o Concílio Vaticano II e se opôs à colegialidade episcopal, àl iberdade religiosa, bem como ao papel ocupado pela Virgem Maria na Igreja (que desejavam que fosse co-redentora).

    Apresentarei brevemente sua participação na formação do Coetus Interntionalis Patrum, bem como algumas intervenções deste bispo em conjunto com a minoria conservadora no sentido de interromper ou retardar o avanço das ideias liberalizantes apresentadas no Concílio.

    Autor: Marcelo A. Lanfranchi.

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

    Dom Geraldo de Proença Sigaud – Uma voz conservadora no Concílio.

    Simpósio Temático 2: Vaticano II – Personagens do Concílio.


     

  • Simpósio Temático 1 - A recepção da teologia conciliar do laicato na América Latina
  • Simpósio Temático 2 - Vaticano II – Personagens do Concílio
  • Simpósio Temático 3 - Vaticano II e sinodalidade
  • Simpósio Temático 4 - Vaticano II: Impacto histórico na Igreja e no mundo

CONSELHO CIENTÍFICO

André Gustavo Di Fiore

Felipe Cosme Damião Sobrinho

Ney de Souza

Renato Arnellas Coelho

Reuberson Ferreira