O PEDAGOGO NA ESCOLA QUILOMBOLA

  • Autor
  • Rosielce Ferreira Silva
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Educação Quilombola, pedagogo, identidade
  • Área Temática
  • Educação
Voltar Download

O 3º Seminário de Educação na Amazônia é um evento anual organizado pelo colegiado do Curso de Pedagogia do Instituto Esperanças de Ensino Superior - IESPES. O evento iniciou há 2 anos atrás e já faz parte do calendário institucional e regional de eventos sobre educação.

Durante o seminário acontecem diferentes experiências por meio de oficinas, minicursos, palestras, sala interativa, jornada de conteúdos e atividades culturais, onde participam profissionais qualificados especificamente nas áreas abordadas durante o evento. No ano de 2019, com o objetivo de atribuir um caráter científico ao evento, também houve a submissão de resumos. Com isso, o seminário torna-se um espaço político formativo que visa discutir os desafios que o profissional de pedagogia enfrenta para exercer sua função na Amazônia.

No ano de 2017 a temática discutida teve como foco o Ensino e a Formação do Professor Pesquisador.            Em 2018, o seminário enfatizou a Educação de Surdos no Contexto Amazônico. Sua terceira edição (2019) trouxe como tema A Identidade do Pedagogo na contemporaneidade, no período de 17 e 18 de outubro.

Resumo simples

Os critérios para aceitação dos trabalhos são: adequação ao eixo e pertinência temática (relativa aos eixos temáticos do Seminário); coerência interna; correção de língua e estilo. Os trabalhos devem conter no máximo 400 palavras (corpo do texto); só será aceito 1 (um) trabalho como autor principal. Cada trabalho poderá conter o número máxima de 05 (cinco) autores, incluindo o(a) orientador(a). Normas para o envio dos trabalhos: Abaixo do título, alinhado à direita, deve constar: Nome do(s) autor(es) (no máximo cinco autores, incluindo o orientador). No rodapé deverá ser informado a titulação do(s) autor(es), instituição onde está (estão) vinculado(s), seguido de e-mail para correspondência. Abaixo do texto, devem ser as palavras-chave, e, após estas, as siglas dos órgãos financiadores.

Formatação dos trabalhos

O resumo deverá conter no máximo 400 palavras (corpo do texto), editado em Word for Windows, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado. O Título do trabalho deverá estar centralizado em letras maiúsculas e em negrito. Abaixo do título, alinhado à direita, deve constar: Nome do(s) autor(es) (no máximo cinco autores, incluindo o orientador). No rodapé deverá ser informado a titulação do(s) autor(es), instituição onde está (estão) vinculado(s), seguido de e-mail para correspondência. O resumo deverá ser em parágrafo único, onde devem estar inseridos: introdução, objetivo do estudo, metodologia, resultados e conclusão ou proposição. Abaixo do texto, devem-se indicar três palavras-chave, separadas por ponto e, após estas, as siglas dos órgãos financiadores, se for o caso.


Modelo disponível

Os trabalhos deverão ser enviados no Template disponível no site.

  • Educação

Comissão Científica

ANA BETÂNIA ARAÚJO

DINEIDE SOUSA

ELI TAPAJÓS

NEUZIVAN LIMA

QUÉZIA XABREGAS