AS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS E AS SUAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO

  • Author
  • SAMUEL MOMBO ISEBO GOMES
  • Abstract
  • As micro, pequenas e médias empresas têm crescido cada vez mais no Brasil facilitando a vida das pessoas e contribuindo na geração de novos empregos para sociedade brasileira. Como qualquer outra empresa, as MPMEs precisam de estratégias de comunicação eficazes, pois por meio delas é possível atingir o público alvo pretendido, tornar a organização mais visível e competitiva no mercado. O objetivo deste estudo foi conhecer as práticas de comunicação adotadas pelas empresas de micro, pequeno e médio porte para alcançar seus objetivos mercadológicos. Na metodologia do trabalho foi utilizada uma pesquisa qualitativa com dez empresas cadastradas na ACIC, por meio de um questionário enviado às mesmas no período de 10 a 30 de setembro de 2018. Com os resultados obtidos foi constatado que em algumas empresas ainda existem dificuldades e obstáculos no seu processo de comunicação, sendo os principais, a busca de novos clientes e na identificação de como se comunicar com os mesmos. Também foi percebido que as principais ferramentas de comunicação utilizadas por elas são: as redes sociais, as mídias e os eventos. Quanto ao planejamento e orçamento de comunicação destas MPME´s ficou evidente que quatro delas possuem alguma forma de planejamento de comunicação e três não. Com exceção de uma empresa, todas as demais disponibilizam um percentual da receita para as ações de comunicação.

  • Keywords
  • Marketing. Comunicação. MPME´s.
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Sustentabilidade Socioambiental
  • Tecnologia da Informação

Presidente da ANGRAD

Taiguara Langrafe

 

Diretor de Ensino e Pesquisa da ANGRAD
 

Edson Kenji Kondo

 

Coordenadores de tema (Comissão Científica)

  • Claudia de Salles Stadtlobler
  • Evandro Luiz Echeverria
  • Francisco Barone
  • Getulio Kazue Akabane
  • Isabela Regina Fornari Muller
  • Isnard Marshall Junior
  • Luciel Oliveira
  • Manolita Correia Lima
  • Paulo Ricardo Barreto
  • Rodrigo de Alvarenga