A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO BRASIL E AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ?

  • Author
  • Camille Tanaka
  • Co-authors
  • Patricia Mari Matsuda , Maria Laura Ferranty Mac Lennan , Maria Carolina Conejero
  • Abstract
  •  

    O presente estudo elaborou uma reflexão acerca de estratégias para atingir a transformação digital na Construção Civil no Brasil, a partir do marco da revolução digital, considerada como a quarta revolução industrial. Tal marco promoveu transformações nas regras de negócio, de forma inédita e implicou em alterações profundas nos modos de viver, trabalhar e se relacionar. O objetivo é compreender as implicações da revolução digital no setor da construção civil, no que se refere ao âmbito dos negócios, suas regras, processos, possibilidades, complexidades e potencialidades. A escolha se deu por ser um dos maiores setores da economia. Assim, foi realizado um estudo de caso com duas empresas de construção civil: MRV e Cyrela, e analisadas as estratégias estabelecidas e ações executadas. A partir da reflexão apresentada nesse estudo, entende-se que o setor da construção está no processo de busca de maturidade digital, dessa forma surgem iniciativas como a criação de um ecossistema de startup que atende a desafios dessas grandes empresas analisadas e a MRV está construindo um centro de pesquisa e desenvolvimento na construção civil.

     

  • Keywords
  • Inovação; Planejamento Estratégico; Produtividade; Startup.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Estratégia
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares