ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE EMPRESAS PARA AVALIAR DESEMPENHO E IDENTIFICAR LACUNAS DE COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

  • Author
  • Osvaldo da Silva
  • Co-authors
  • Manoel Francisco Guaranha , João Pinheiro de Barros Neto
  • Abstract
  •  

    Este estudo trata dos Jogos de Empresa amplamente utilizados no Ensino Superior e em especial nos cursos de Administração, tendo em vista serem uma das possibilidades de aplicação das metodologias ativas, com caráter interdisciplinar, que permitem aos estudantes aplicarem na prática as teorias aprendidas em sala de aula. Devido ao destaque que este tipo de simulador vem ganhando, entendemos a relevância deste trabalho que tem como objetivo verificar a contribuição dos jogos de empresa ao processo de ensino e aprendizagem do Curso de Administração por meio da análise do jogo “Simulador de Decisões Estratégicas – SDE” e do desempenho dos estudantes das modalidades presencial e a distância. Estes jogos simulam o ambiente empresarial, colocando os jogadores em situações similares às que os executivos enfrentam em sua rotina diária de trabalho. A metodologia deste estudo parte de uma pesquisa exploratória por meio de fundamentação teórica para a qual utilizamos consultas bibliográficas.  O corpus de análise do estudo de caso é composto pelo jogo “Simulador de Decisões Estratégica – SDE”, por meio do qual realizamos o acompanhamento da simulação e a análise dos resultados obtidos pelos estudantes no penúltimo semestre do curso de Administração nas modalidades presencial e EaD. Os principais resultados alcançados por esta pesquisa demonstram que os jogos de empresas são uma ferramenta que possibilita a interação da teoria com a prática por meio do uso de metodologias ativas de caráter interdisciplinar, podendo ser também um importante instrumento para a identificação de diferenças no desempenho dos alunos nas modalidades presencial e a distância, evidenciando quais conteúdos os alunos apresentaram maior deficiência de aprendizagem, possibilitando que os professores criem estratégias para sanar tais deficiências. 

     

  • Keywords
  • Competências, Ensino a Distância, Ensino Presencial, Jogos de Empresas, Metodologias Ativas
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
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