ELAS E A CIÊNCIA: PERFIL DAS PROFESSORAS DO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO EM SANTA CATARINA

  • Author
  • Alyne Sehnem
  • Abstract
  • No meio universitário entende-se a existência de um padrão de neutralidade e de igualdade no relacionamento e na carreira de mulheres e homens. Por isso, possivelmente, os estudos sobre desigualdade de gênero sejam realizados em menor número com docentes nestas instituições. Sob o intuito de conhecer as dinâmicas vivenciais das professoras dos Programas stricto sensu em Administração, elaborou-se o presente estudo tendo como objetivo a construção de um perfil das professoras e pesquisadoras dos PPGAs do Estado de Santa Catarina. Foram aplicados questionários eletrônicos com perguntas abertas e fechadas para as professoras do quadro permanente dos PPGAs. A partir das respostas foi possível traçar o perfil das professoras e pesquisadoras na área da Administração em SC. Pode-se considerar que a trajetória profissional das professoras foi construída com base em abdicações e amparo de uma rede de apoio que permitiu a dedicação aos estudos e ao trabalho. A capacidade de avanço na carreira, para as mulheres, pode ser prejudicada em virtude de interrupções que ela pode sofrer em virtude da maternidade, por exemplo. Período este que pode afastar a mulher do ambiente de pesquisa por alguns meses ou anos e interromper um ciclo de estudos, publicações, participação em eventos e projetos.

  • Keywords
  • Stricto sensu. Administração. Professoras.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estudos Organizacionais
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares