ANÁLISE DA TOMADA DE DECISÃO EMPREENDEDORA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA MICROEMPRESA À LUZ DA EFFECTUATION THEORY

  • Author
  • Adriana Gresielly Fabrini
  • Co-authors
  • Amanda Hoeldtke Pietruchinski , Suziane Aparecida Pontes
  • Abstract
  • À luz da Effectuation Theory, o estudo objetiva analisar o processo de tomada de decisão empreendedora para internacionalização de uma microempresa situada em Ponta Grossa-Pr. Para alcançar este objetivo, o processo de tomada de decisão é descrito e analisado considerando o contexto histórico do empreendedor, sua capacidade de transformar ideias em oportunidades e os paradigmas relacionados com a internacionalização, especialmente para as micro e pequenas empresas. Os dados e informações descritos foram levantados por meio de observação direta, entrevista e documentos da empresa. Adicionalmente, o embasamento teórico foi construído a partir de artigos científicos publicados no Periódicos CAPES nos últimos 10 anos, que contêm os termos "internationalization" e "effectuation" no título. As teorias descritivas de tomada de decisão empreendedora passaram a ser desenvolvidas principalmente a partir dos anos 2000, ou seja, os estudos teóricos e empíricos sobre empreendedorismo internacional alicerçados sobre teorias desta natureza ainda são incipientes. As tradicionais teorias sobre internacionalização, desenvolvidas sob a perspectiva de empresas multinacionais e processos prescritivos de tomada de decisão, têm pouca capacidade de explicar o processo em micro e pequenas empresas, especialmente aquelas instaladas em países periféricos. Por este motivo, embasar-se teoricamente sobre uma teoria moderna e de lógica descritiva permite analisar o processo de internacionalização de maneira mais realista, contextualizada e profunda, contribuindo inclusive para o desenvolvimento da própria teoria.

  • Keywords
  • Internacionalização, Microempresas, Effectuation Theory, Decisão Empreendedora
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estratégia
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares