Omnichannel como estratégia de inovação aplicado ao varejo supermercadista de Santa Maria – RS

  • Author
  • Maria Augusta Dall' Aqua Ferreira
  • Co-authors
  • Renata Coradini Bianchi
  • Abstract
  •  

    As constantes mudanças nas formas de consumo afetam diretamente o mercado, intervindo assim, nos processos e soluções adotadas pelas organizações, de modo a estimular o desenvolvimento, bem como as inovações que facilitem e proporcionem comodidade ao consumidor. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar as adaptações dos serviços logísticos nas empresas varejistas frente a implementação do omnichannel. Logo, a metodologia utilizada foi um estudo exploratório com abordagem qualitativa de múltiplos casos. Sendo assim, a principal contribuição identificada diz respeito à necessidade de adaptação das empresas à estratégia omnichannel frente a demanda dos omni-consumidores. Consequentemente, este cenário exigiu com que as empresas adaptassem seus processos operacionais, por meio da reestruturação de seus procedimentos, como no caso de treinamentos periódicos dos colaboradores, adequação das operações relacionadas a aquisição de produtos, distribuição e logística, além de check-out direcionados especificamente para as compras realizadas nos múltiplos canais. Ademais, identificou-se que os supermercados investiram na criação de canais próprios de distribuição, além da terceirização a partir de canais de comercialização. Sendo assim, demonstra-se como preferência dos consumidores o uso de canais próprios dos supermercados.

  • Keywords
  • Omni-consumidores, E-commerce, Mercado Consumidor, Logística
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Operações e Logística
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares