ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)

  • Author
  • Adelice Minetto Sznitowski
  • Abstract
  • O ensino de administração há longa data é objeto de debate quanto a seu alinhamento ao contexto onde o egresso vai atuar. Em face das lacunas encontradas e do contexto caracterizado pela Revolução 4.0, surgem as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Administração. Tendo em vista o gap mencionado e a proposta que as novas DCNs apresentam para a formação, o estudo objetiva subsidiar a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Administração (PPC) a fim de alinhar o perfil do egresso as aspirações do mercado. O ambiente de atuação do administrador formado pelo Curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Tangará da Serra é marcado pela presença de empreendimentos agropecuários que são base da economia local e regional, e demandam melhorias em sua gestão. Para tanto, a pesquisa se baseou em dados qualitativos levantados por meio de entrevistas com representantes de entidades de classe, cooperativas, empresários e produtores ligados a produção agropecuária, egressos do curso que atuam em gestão e professores do Curso de Agronomia do Campus, os últimos considerando a possibilidade de ensino, pesquisa e extensão de cunho interdisciplinar. De posse dos dados obtidos e posteriormente discutidos pelo grupo de docentes do curso, foi definido o perfil do egresso, o objetivo geral, específicos e atualizadas as linhas de pesquisa do curso. Considerando o escopo aqui apresentado, o estudo constitui um esforço oportuno diante do teor das novas DCNs e o contexto no qual o curso se insere tendo em vista que os empreendimentos rurais demandam profissionalizar sua gestão.

  • Keywords
  • DCNs; Perfil do egresso; Elaboração do PPC.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares