O ENADE E O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ESCOPO DA LITERATURA E DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS COORDENAÇÕES DE CURSO

  • Autor
  • Thiago Henrique Almino Francisco
  • Co-autores
  • Pedro Antônio de Melo , Yuri Vefago
  • Resumo
  • Desde 2004 a avaliação institucional tem sido discutida de maneira bastante intensa devido ao surgimento do SINAES, o que descortinou o ENADE como um dos grandes desafios do ensino superior brasileiro. Nesse sentido, objetivo deste estudo é mapear as evidências científicas sobre a relação entre o ENADE e os cursos de Administração no Brasil. Considerando a estratégia da revisão de escopo, alguns estudos foram considerados para a análise do tema a partir dos termos chave que indicaram o levantamento das informações. Os resultados demonstra que ainda é escasso o movimento dos pesquisadores em torno do ENADE no contexto da formação em Administração, o que indica uma lacuna importante que pode ser preenchida com estudos futuros. Ainda na perspectiva das conclusões, o artigo destaca um framework que pode ser utilizado para norteador novos estudos em relação ao tema.

  • Palavras-chave
  • ENADE, Avaliação Institucional, Administração
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
Voltar Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares