ESPAÇOS CRIATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE DESCOMPRESSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

  • Author
  • Amanda Medeiros
  • Co-authors
  • Maria Carolina Conejero , Maria Laura Ferranty Mac Lennan
  • Abstract
  • A necessidade de uso de espaços de descompressão nas empresas é o dilema a ser investigado neste estudo, que tem como objetivo entender qual é a percepção dos estudantes de Administração da FEI sobre a existência desses espaços como estratégia de descompressão frente ao estresse e às pressões de trabalho. Como referencial teórico, este estudo se alicerça em três concepções acadêmicas: (i) geração Y e suas características e preferências, representada pelos estudantes de Administração da FEI; (ii) inovação no trabalho e o uso de espaços criativos como estratégias motivacionais no ambiente de trabalho; e (iii) qualidade de vida, saúde e bem-estar no trabalho que promovem criatividade, produtividade e satisfação. Quanto à metodologia, esta pesquisa pode ser classificada como bibliográfica (com diferentes lentes teóricas), descritiva (percepção dos estudantes) e quantitativa-qualitativa (GONSALVES, 2007). Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico baseado em três categorias: criatividade (forma de pensar de maneiras diferentes e criar soluções inovadoras), produtividade (maior potencial de suas habilidades profissionais para otimizar o trabalho); e satisfação (contentamento e/ou prazer advindos da realização do que se espera e do que se deseja em relação ao trabalho). Os resultados mostraram que este estudo pode beneficiar diversos públicos, dentre eles os estudantes de Administração da FEI, coordenadores e gestores, além de colaboradores de diferentes empresas.

  • Keywords
  • Espaços de Descompressão no Trabalho, Espaços Criativos, Inovação
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estudos Organizacionais
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares