AVALIAÇÃO FORMATIVA EM CONTEXTOS DIGITAIS E DESAFIOS DOCENTES: UM ESTUDO DE CASO

  • Author
  • Ione Aparecida Neto Rodrigues
  • Co-authors
  • Leonardo Francisco Dias
  • Abstract
  •  

    A educação é uma das áreas em que a pandemia da COVID-19 teve maior impacto e onde a utilização de ferramentas digitais de ensino-aprendizagem foram fundamentais   para a continuidade das aulas nos diferentes níveis de ensino. A partir  desse cenário, esta investigação  busca refletir sobre as dificuldades encontradas pelos professores de uma instituição privada de educação superior,  no processo de avaliação da aprendizagem realizada nesse período do Ensino Remeto Emergencial, mediada pelas tecnologias digitais. Defende-se que a prática da avaliação da aprendizagem implica a construção do conhecimento e favorece o acompanhamento das aprendizagens, subsidiando a tomada de decisão em favor das melhorias de aprendizagem. Tomou- se como metodologia, um estudo de caso e como categoria de análise os critérios do modelo denominado Pract  baseado em quatro dimensões e  que integra os novos desenvolvimentos sobre a avaliação de competências e considera a aplicação das tecnologias digitais como meio que pode favorecer o processo de avaliação, especificamente considerando a praticabilidade, que é a influência na escolha da estratégia da avaliação; a autenticidade, que são as competências próximas do mundo profissional; a consistência, que se refere à existência de uma variedade de métodos de avaliação; e a transparência do ato avaliativo, visível e compreensível por todos os participantes. Os dados revelaram que a maior dificuldade apontada pelos professores tem relação com as possibilidades de fraudes pelos estudantes, por estes terem a liberdade de acesso à internet com possibilidade de consultas online. E que no quadro dessas necessidades em relação as práticas de avaliação formativa em contextos digitais é preciso que os estudantes tenham consciência que exercer o seu protagonismo e se autoavaliar e o professor deve ser consciente em adaptar o ensino às necessidades dos estudantes. Para tal, deve criar momentos de partilha, de interação e de diálogo entre os pares para que o reconhecimento das conquistas e do feedback, seja amplo e a aprendizagem e dessa forma se minimize as condições da prática da fraude.

     

  • Keywords
  • Avaliação da aprendizagem, Avaliação formativa, Ensino remoto emergencial, Tecnologias digitais.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares