PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO AO PERFIL PROFISSIONAL DITADO PELAS NOVAS TEDÊNCIAS DE MERCADO

  • Author
  • SIMONE SOARES SILVA
  • Co-authors
  • MARA ÁGUIDA PORFÍRIO MOURA , KELSEN ARCÂNGELO FERREIRA E SILVA
  • Abstract
  •  

    A presente pesquisa buscou analisar a percepção dos discentes de graduação e pós-graduação sobre o perfil de trabalho em meio às novas tendências de mercado impostas pela pandemia da COVID-19 em que o capital humano e a tecnologia devem estar cada vez mais alinhados. Como método, utilizou-se de uma pesquisa quantitativo-descritiva por meio de questionário aplicado pelo Google Forms e direcionado aos discentes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba- UFDPar. Como resultados obtidos, inferiu-se que os pesquisados reconhecem que o trabalho está cada vez mais ligado à tecnologia e, para tanto, exige-se a busca pela qualificação tanto técnica quanto comportamental a fim de manterem sua empregabilidade e estarem preparados para atuarem em um ambiente empresarial extremamente mutável e dinâmico. Constatou-se que, apesar de a maioria dos discentes não concordarem sobre a inserção das tecnologias substituírem as vagas de trabalho, todos concordam que as tecnologias vêm ganhando cada vez mais espaço e que é necessário que os profissionais devam se adaptar a elas. Por isso, os discentes buscam aprimoramento constante tanto das hard como das soft skills para se manterem atuantes no mercado de trabalho.

     

  • Keywords
  • Competências; empregabilidade; tecnologia.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Gestão de Pessoas
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares