OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS NA ÁFRICA NO CONTEXTO DA COVID-19: O CASO ALPHA

  • Author
  • João Domingos Fonseca
  • Co-authors
  • Gustavo Barbieri Lima
  • Abstract
  •  

    O objetivo central da presente pesquisa é investigar as ações e estratégias de marketing internacional realizadas pela empresa brasileira Alpha que comercializa os seus serviços no mercado africano, visando incrementar suas vendas internacionais. Utilizou-se o método de estudo de caso único (entrevistas semi-estruturadas em profundidade com o CEO e análise documental) para se analisar a empresa Alpha, no que tange a sua experiência de internacionalização no mercado africano. Os principais resultados apontaram que: (a) a empresa Alpha opera fortemente através do marketing de afiliados com o objetivo de aumentar sua base de clientes, onde faz ações de promocionais de teste grátis e isenção de uso (b) a empresa tem objetivamente duas estratégias de divulgação principais: a divulgação boca-a-boca no mercado local e através do uso das redes sociais via facebook e Instagram quer lançando novos produtos como promovendo lives para o treinamento e educação financeira digital. Esses eventos digitais chegam a reunir milhares de jovens interessados no seu negocio e tem uma taxa de conversão altíssima tornando o investimento em mídia baixo e rentável.

     

  • Keywords
  • Marketing internacional; Internacionalização de empresas; Relações comerciais; Oportunidades de negócios.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estratégia
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares