PERSPECTIVAS DE CONSUMO CONSCIENTE NA PÓS-MODERNIDADE ENTRE PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO

  • Author
  • Manoel Joaquim Fernandes de Barros
  • Co-authors
  • Cassiana Santos da Silva Farias
  • Abstract
  •  

    Os padrões de consumo da sociedade contemporânea se associam às formas de produção industrial, produção que gera desenvolvimento econômico, mas que, por sua vez, tendem a degradar o meio ambiente. Tanto o processo produtivo, quanto as práticas de consumo precisam ser pensadas sob a ótica do desenvolvimento sustentável. De acordo com Beck (1997), no dinamismo do conflito da sociedade de risco estão incluídos, para além de problemas econômicos, os problemas relacionados à crise ecológica, que possuem estrita relação com os padrões de consumo da sociedade contemporânea. Para estruturar essa investigação, utilizou-se, como objetivo geral: analisar o perfil de consciência dos moradores de Bom Jesus da Lapa, que possuem graduação em administração ou que estão se graduando, com relação ao seu comportamento de consumo. A pesquisa foi realizada entre os dias 1 de agosto e 29 de setembro de 2021. A amostra analisada contou com 120 observações. Por meio dos resultados, é possível inferir que existe uma maior preocupação com a economia de custo e não com o impacto do consumo no meio ambiente e na sociedade, visto que a dimensão consciência em casa alcançou maior índice na amostra. Apenas 9% da amostra possui um perfil de consumidor consciente, o que implica em uma necessidade do poder público de fomentar um maior engajamento das pessoas com práticas mais sustentáveis de consumo. Há de se avaliar também a existência de políticas públicas na educação ambiental, nos pequenos centros urbanos.

     

  • Keywords
  • Sociedade de Consumo, Consumo Consciente, Sustentabilidade, Meio Ambiente
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Gestão Socioambiental
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares