INFLUENCIADORES DIGITAIS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

  • Author
  • Juliane de Carvalho Quatrochi
  • Co-authors
  • Johnny Hideki Hayashi , Isabela Bolensenha Carrion , Gustavo Yuho Endo , Lucas da Silva Pereira
  • Abstract
  • Perante o avanço da globalização, o marketing digital apresenta atualmente, seu auge quanto aos impactos ao consumidor, cenário este, que possibilitou o crescimento exponencial do alcance ao público dos denominados, influenciadores digitais, os quais através de suas mídias sociais, atuam como divulgadores de marcas, opiniões, tendências, informações e conteúdos midiáticos. O presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre influenciadores digitais na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, utilizando-se das palavras chaves propostas pelo estudo. Os procedimentos metodológicos contemplaram uma revisão de literatura sistemática, com caráter qualitativo e exploratório, através da análise de conteúdo como tratamento de dados. A revisão retratou a importância das mídias sociais para a contextualização e disseminação de informações, discorrendo acerca da responsabilidade do influenciador digital na realização de propagandas de produtos e serviços. Além de evidenciar o papel que os mesmos possuem, na valorização de identidade das marcas, assim como os consumidores e clientes são afetados, gerando ideais de consumo com base no perfil da marca e direcionamento do público-alvo.

  • Keywords
  • Marketing digital, Influenciadores digitais, Revisão da literatura.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares