Os impactos causados pelo isolamento social, devido a pandemia da Covid-19, afetaram a economia num todo, e com os consumidores impedidos de frequentarem as lojas a todo o momento, foi preciso que os micros e pequenos empresários passassem a utilizar as redes sociais como forma de divulgar os seus produtos, além de manter a comunicação e a venda para seus clientes. Assim, o estudo objetivou compreender a influência das mídias sociais adotada como estratégia de marketing nas micro e pequenas empresas varejistas localizadas na cidade de Ituiutaba na pandemia da COVID-19, identificando as expectativas desses empresários em relação à utilização das mídias sociais com a volta progressiva do atendimento presencial no varejo. Para entender como as mídias sociais influenciam as atividades no comércio, abordou-se temas acerca do assunto proposto, e, posteriormente, foi utilizado para coleta de dados, a adaptação de dois questionários com questões fechadas, aplicado aos empresários da cidade, recolhendo informações sobre o assunto abordado. Através dos resultados alcançados, pode-se concluir que o uso das mídias sociais proporcionou avanços na forma das empresas trabalharem e se relacionarem com os clientes, porém, é algo que pode ser aperfeiçoado, através de treinamentos com a equipe, desenvolvendo capacidades e competências, para melhor utilização dessas mídias, conquistando cada vez mais o mercado. As contribuições foram acerca da utilização das mídias sociais pelas empresas, servindo como base para estudos e pesquisas futuras sobre o tema.