OS PRINCIPAIS ITINERÁRIOS E TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS EM PERSONALIDADE DE MARCA: REVISÃO DE LITERATURA E AGENDA DE PESQUISAS FUTURAS

  • Author
  • Yuri de Souza Odaguiri Enes
  • Co-authors
  • Pedro Henrique Batista Santos , Gisela Demo
  • Abstract
  • A personalidade de marca representa uma temática com ampla presença na literatura e forte interconexão com diferentes áreas e conceitos. Logo, torna-se pertinente descrever seus itinerários atuais e identificar suas principais tendências. Assim, o objetivo deste estudo é desenvolver uma revisão de literatura sobre o construto personalidade de marca. Com isso, pretende-se contribuir com este respectivo campo por meio da apresentação das discussões essenciais trazidas pela literatura internacional, assim como a proposição de uma agenda de pesquisa para inspirar estudos futuros no tema. Valendo-se de uma revisão sistemática com análises bibliométricas, 155 artigos publicados entre 2020 e março de 2022 foram contemplados, considerando que a revisão de literatura mais recente encontrada contemplou estudos até o ano de 2019. A estruturação do campo científico foi estabelecida, de modo que se identificaram os principais países, periódicos e autores que publicaram a respeito da personalidade de marca. Constatou-se, também, a forte conexão entre personalidade de marca e construtos próprios do marketing, em especial a comunicação, o relacionamento com clientes, a lealdade, a confiança e a autoidentificação com a marca. Ainda, notou-se uma ampla realização de estudos de personalidade de marca no setor de turismo, onde se atribuem traços de personalidade a destinações turísticas e até mesmo a países. A partir dos achados deste estudo, procura-se contribuir para a constante evolução do construto de personalidade de marca na literatura.

  • Keywords
  • Personalidade de Marca, Revisão de Literatura, Agenda de Pesquisa, Análises Bibliométricas
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares