O artigo tem como objetivo analisar os processos de motivação no ambiente de trabalho dos atendentes de uma empresa do setor da saúde no contexto da Covid-19 à luz da Teoria das necessidades de Maslow. A fim de responder à questão de pesquisa realizou-se uma pesquisa qualitativa operacionalizada a partir de dois tipos de entrevista, a semiestruturada e a ficcional. Na entrevista ficcional os entrevistados refletem sobre suas vivências de trabalho a partir de duas questões-estímulo que dividem a narrativa em dois períodos, antes e depois da Covid-19; etapa guiada por um roteiro semiestruturado. A fim de atestar as falas dos sujeitos foi utilizado um texto do gênero charge a fim de levar os sujeitos a refletirem sobre seu conteúdo e discutirem novamente sobre os fatores de motivação de modo a identificar contradições ou afirmações. Os resultados são apresentados em dois momentos (“antes da Covid-19” e “após a Covid-19”) e discutidos em torno dos temas: 1) Contexto do trabalho; 2) Aspectos psicoafetivos e; 3) A motivação no trabalho. Os resultados indicam que as mudanças em torno do contexto de trabalho por conta da Covid-19 afetaram as vivências psicoafetivas dos atendentes, no entanto, as necessidades fisiológicas e de segurança são preponderantes neste momento, até mesmo para àquelas que estavam em níveis mais altos na hierarquia das necessidades antes da Covid-19.