VARIAÇÃO DE MARCAS; PESOS E PREÇOS DE PRODUTOS NO CENÁRIO DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO SABÃO EM PÓ E EXTRATO DE TOMATE NOS SUPERMERCADOS DE BAURU SP

  • Author
  • Bianca Krebs Contador
  • Co-authors
  • Camila Roberta Muniz Serra , Luiz Gino Farina de Oliveira , Paulo Sérgio Rosalin Moreno , Sara Caroline Oliveira Lourenço
  • Abstract
  • O presente artigo, cuja abordagem é predominantemente baseada em pesquisa qualitativa e classificada como descritiva do tipo levantamento, buscou identificar, em uma amostra elaborada por conveniência em seis unidades de estabelecimentos supermercadistas localizados na cidade de Bauru, interior de São Paulo , as variações de marcas, pesos e preços de dois produtos básicos presentes no cotidiano da maioria dos lares brasileiros: sabão em pó e extrato de tomate, além de identificar em diferentes momentos se houve alterações nas embalagens e pesos dos produtos, prática conhecida como maquiagem de produtos e embalagens. A coleta de dados foi realizada em três momentos distintos no cenário de pandemia causado pelo COVID-19: junho e novembro de 2020 e março de 2021. Os resultados mostram que, no caso do sabão em pó, foram encontradas 26 marcas diferentes em uma única loja e um número de embalagens diferentes que acabam dificultando a identificação do consumidor e em relação ao extrato de tomate foram 16 marcas e embalagens diferentes. 

  • Keywords
  • Pandemia. Produtos. Embalagens. Variações. Comportamento do consumidor.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares