PERSPECTIVAS DE CARREIRAS DAS MULHERES NO RAMO DA CONFEITARIA

  • Author
  • LARA MAGALHÃES
  • Co-authors
  • Edileusa Godói de Sousa
  • Abstract
  •  

    É de reconhecimento geral que a mulher é uma minoria social que ainda encontra dificuldades para se estabelecer profissionalmente devido a disparidade de gênero no mercado de trabalho. Por conta disso, a opção de empreender tem sido aderida por mulheres que buscam uma fonte de renda e um espaço para se desenvolverem profissionalmente. Sendo a confeitaria uma das áreas com maior predileção pelas empreendedoras, o presente estudo buscou identificar as concepções de planejamento de carreira de confeitaria para mulheres, referidas em periódicos nacionais. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa que, por meio da técnica de revisão bibliográfica, possibilitou analisar 11 artigos e criar espaços compartilhados de aprendizado com a literatura existente sobre o tema. Os resultados elencaram 3 concepções principais que de carreira que foram discutidas, sendo elas: 1) a confeitaria como única atividade laboral; 2) a confeitaria como atividade laboral principal; 3) a confeitaria como atividade laboral secundária e/ou temporária. Dentre as constatações do trabalho, notou- se que as empreendedoras têm diversos objetivos de curto e longo prazo para terem um melhor desempenho na carreira, principalmente, quando a confeitaria é a sua única ou principal fonte de renda. Esses objetivos envolvem fatores como o maior reconhecimento, a profissionalização do trabalho, a ampliação do negócio e o aumento da rentabilidade.

     

  • Keywords
  • Carreira. Empreendedorismo feminino, Microempreendedores, Confeitaria.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares