A RUPTURA DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL E A CONSOLIDAÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA

  • Author
  • Thiago Teodoro de Souza
  • Abstract
  •  

    Este artigo tem como principal objetivo a delineação do processo de ruptura de uma cultura organizacional e a apresentação de uma nova proposta, assim como os responsáveis pelo processo de mudança. Para isso, faz-se necessário responder a seguinte questão: como romper com uma cultura e apresentar uma nova proposta? O referencial teórico trabalha a abordagem dos conceitos de cultura organizacional, mudança organizacional, a importância do papel da liderança na gestão de mudança, obstáculos à mudança e possibilidades para a superação de resistências ao processo. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso em uma organização confessional, localizada no Vale do Paraíso, no estado de São Paulo. Em relação aos aspectos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório para a coleta de dados visando a análise da mudança da cultura organizacional e a consolidação de uma nova proposta. Os resultados demonstram a viabilidade da ruptura de uma cultura consolidada tendo como base a já existente, mesmo com as exigências do processo. Porém a constituição de novos rumos à organização acontece de forma top down, ou seja, estabelecido pelos líderes da organização. Uma vez que estes presumem as dificuldades no processo, proporão uma mudança do comportamento de seus membros, reestruturando a conduta e integrando novas atividades que serão respondidas com novos resultados satisfatórios.    

  • Keywords
  • Cultura organizacional, Ruptura de cultura, Liderança, Mudança de cultura, Organização confessional.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Estudos Organizacionais
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares