VAMOS CORRER? UMA ANÁLISE DOS FATORES SOCIOCULTURAIS NO COMPORTAMENTO DO ATLETA AMADOR DE CORRIDA DE RUA

  • Author
  • Lanay Regia Sales Machado
  • Co-authors
  • Fabiana Nogueira Holanda Ferreira
  • Abstract
  •  

    Eventos esportivos em constante avanço, as corridas de rua atraem adeptos que buscam superação pessoal, saúde e bem-estar, muitas vezes adotando esta prática como um estilo de vida. O objetivo geral deste artigo é compreender a influência dos fatores socioculturais no comportamento do consumidor de eventos esportivos do tipo corrida de rua. O método utilizado é a pesquisa de natureza qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com nove corredores amadores na cidade de Fortaleza/CE. Os resultados indicam que as necessidades dos consumidores estão relacionadas com a busca de saúde, qualidade de vida e superação de suas metas, sendo a necessidade funcional a mais mencionada pelos entrevistados. A influência da cultura foi mais indicada através da crença quanto à importância de se buscar uma vida mais saudável, que estimula o desenvolvimento de hábitos e costumes relacionados à prática das corridas de rua por atletas amadores. Por sua vez, a classe social foi indicada como variável de influência por se perceber distinção social entre eventos pagos e gratuitos. Amigos e colegas de trabalho são os grupos de referência que têm predomínio, sendo que cônjuges ou companheiros são os membros da família mais citados pelos atletas amadores nas suas decisões por este tipo de serviço.

     

  • Keywords
  • Comportamento do consumidor, Fatores socioculturais, Corrida de Rua, Atleta amador.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares