A Transformação Digital (TD) requer um esforço holístico de mudança e reformulação das ações organizacionais, viabilizada pelas tecnologias digitais e pela reavaliação de políticas, processos, estruturas e serviços. Tal processo é influenciado pelo contexto, por fatores organizacionais, sociais e culturais, e, afeta processos, procedimentos e comportamentos, resultando em novos serviços e canais, economia de tempo e custos, dentre outros. Foram analisados estudos sobre o tema, visando identificar como tem sido definida e tratada a Transformação Digital no setor público nos últimos anos. A base teórica desta pesquisa abrange os temas do Governo Eletrônico (e-gov), Governo Digital e Transformação Digital na Administração Pública, sendo que a revisão da literatura considera o contexto mundial de digitalização dos governos e a necessidade de melhor compreensão do fenômeno. Este ensaio propõe um framework para lidar com aspectos da TD, tais como, os principais fatores antecedentes (propulsores ou barreiras); o processo de TD no governo, que envolve quatro eixos (tecnologia, pessoas, processos e estrutura); bem como seus principais resultados e impactos. O modelo sugerido pode ser um ponto de partida para futuras pesquisas sobre a digitalização no setor público. Por fim, são discutidos cenários de aplicação do framework, visando potencializar os benefícios da Transformação Digital na Administração Pública.