GERAÇÕES Y E Z: UM ESTUDO SOBRE ELEMENTOS QUE GERAM O SEU ENGAJAMENTO NO TRABALHO

  • Author
  • Nathan Humberto Pellegrini Pinheiro
  • Co-authors
  • Henrique Gerado Rodrigues
  • Abstract
  • Como objetivo deste estudo, pretendeu-se examinar qual a relação das gerações Y e Z com o trabalho e quais elementos criam ou fortalecem seu engajamento, nesse
    contexto. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com seis profissionais pertencentes a essas gerações. Como resultados, constata-
    se que os participantes da geração Z, desde o início de suas carreiras, têm maior conexão  pessoal  com  seu  trabalho,  indo  além  da  função  pragmática  do  trabalho
    como  meio  de  ganhos  financeiros.  Já  os  participantes  da  geração  Y,  indicam  os resultados,  começaram  a  ter  esse  olhar  alguns  anos  após  suas  primeiras
    experiências profissionais, passando, então, a ter uma visão similar à da geração Z. Com essa nova perspectiva em relação ao trabalho, os elementos que tomam parte
    no  engajamento  dos  participantes  da  pesquisa  foram  identificados  como  aspectos únicos  e  que  podem  variar  de  acordo  com  cada  pessoa,  não  sendo  possível definirem-se critérios gerais sobre o engajamento, para uma geração como um todo. Do  ponto  de  vista  prático,  cabe  às  organizações  e  às  suas  lideranças  a  análise individual  de  seus  colaboradores  a  fim  de  identificar  quais  aspectos  fazem  mais sentido para engajá-los em suas atividades de trabalho.

  • Keywords
  • Engajamento no trabalho, Geração Y, Geração Z
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Gestão de Pessoas
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares