Em 2020, a pandemia de covid-19 transformou o mundo substancialmente, estabelecendo o isolamento social como prevenção ao vírus, impactando diretamente as relações de trabalho, implicando na adoção do home office pelas organizações. O presente artigo objetiva analisar os desafios encontrados por líderes na gestão pública com o home office, no contexto da pandemia de covid-19, e as estratégias utilizadas para superá-los, por meio de um estudo de caso em uma Instituição Pública de Ensino Superior. A pesquisa foi realizada junto a chefias da área administrativa da IES. Foram coletados 80 questionários online e realizadas 3 entrevistas a fim de que fossem aprofundadas as análises dos resultados obtidos por meio dos questionários. A pesquisa apontou como principais desafios, a não detecção de problemas – quanto à saúde e segurança - dos funcionários e adaptação à rotina de trabalho, com a necessidade de mudança nos processos e tarefas, adequação da infraestrutura e na comunicação interna. E como principais estratégias, o alinhamento das atividades laborais - através de reuniões online, divisões das demandas e treinamentos.