MERCADO DE TRABALHO E TURISMO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DE TURISMO NO PERÍODO DE 2012 A 2022

  • Author
  • Renan Ribeiro da Silva
  • Co-authors
  • Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt , Deborah Moraes Zouain
  • Abstract
  • O presente estudo tem o objetivo de mapear, analisar e descrever o desenvolvimento da produção científica brasileira sobre Mercado de trabalho no Turismo por meio de um estudo bibliométrico dos artigos publicados nos principais periódicos de Turismo durante o período de 2012 a 2022. Esse mapeamento apresenta um panorama das pesquisas que versam sobre a temática dentro desse determinado período. Este estudo caracteriza-se como quantitativo descritivo, uma vez que foi usada a técnica de pesquisa bibliométrica. A partir dos dados coletados foi possível abordar a disseminação dos artigos sobre Mercado de trabalho no Turismo, distribuição anual de artigos por periódico, características dos artigos, pesquisadores mais produtivos, mapeamento das instituições de ensino superior protagonistas, e principais palavraschave. Percebeu-se que tanto a pesquisa qualitativa quanto a pesquisa quantitativa obtiveram a mesma quantidade de estudos na temática. Foram encontrados 115 autores diferentes, e dois autores que se destacaram com quatro artigos cada. Ainda há dez pesquisadores com duas publicações cada. Foram identificadas 44 instituições de ensino superior com ao menos um estudo produzido no tema. Sobre as principais palavras-chave encontradas: Mercado de trabalho, Trabalho e Turismo foram as com maior frequência por serem a temática central do estudo. Outras expressões compatíveis com a pesquisa foram: Emprego, Atividade turística, Empregabilidade, Home Office, Trabalhadores, Profissional em Turismo, Atuação profissional, Informalidade, Educação, Formação superior, Gênero, Covid-19, Pandemia.

  • Keywords
  • Mercado de trabalho; Estudo bibliométrico; Turismo
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Gestão de Pessoas
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares